Alinhamento, seu lindo!

Por Grazielle Araujo

Eu me encanto com a comunicação, com cada estratégia que eu vejo sendo executada com maestria, com cada diálogo planejado entre os meios, com cada sacada de marketing. Eu tenho a mania de me colocar em diferentes lugares para ver o comportamento, a opinião, a percepção, o alcance e o entendimento de como agiria em cada posição. Já estive em diferentes "lados" da comunicação e vejo que a compreensão do papel de uma campanha/notícia/ação faz toda a diferença - desde a criação ao resultado do trabalho.

Meu guri adora assistir as videocassetadas e eu também gosto de dar umas risadas no final do domingo, confesso. Entre um quadro e outro do programa, entra um comercial do iFood, ensinando o passo-a-passo para fazer o download do aplicativo e - estrategicamente - como colocar um desconto de R$15 na primeira compra com o cupom "domingão". Quer um jeito melhor de mensurar resultado? Simples, eficaz e rápido.

Naquele horário - por volta das 19h - a maioria dos brasileiros está pensando no que fazer de janta para as últimas horas do final de semana. Todos têm um celular nas mãos enquanto estão atirados no sofá, com pacote de dados ou wifi ativo, um cartão de crédito e uma vontade de não cozinhar e nem sujar a cozinha. Tem audiência melhor? Hora mais adequada? Forma de cativar um novo cliente que adora um desconto? De quebra, no intervalo do programa, entra um comercial do app.

Então, diante deste cenário, eu comecei a me perguntar: foi uma sacada da agência de publicidade que viu este cenário montado? Foi um pedido direto do cliente que já tem determinado o público-alvo e só pediu para a comunicação executar? Ou então foi uma proposta feita pelo comercial do veículo? Tais perguntas foram pensadas porque já vivi as três situações. Tem vezes que a experiência, a inquietação, o estudo e as habilidades fazem com que a inspiração chegue por acaso. Algumas por sorte. Mas a maioria, por mérito e merecimento. O alinhamento entre agência, cliente e veículo é golaço. Ganham todos e o consumidor absorve a mensagem da maneira mais clara e objetiva.

 

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários