Amizade, coragem e juventude em Diários de Motocicleta

Por Marina Mentz

"Diários de Motocicleta" é um filme sobre amizade, sobre coragem e sobre a potência da juventude. Nesta obra, lançada em 2004, vemos os amigos Ernesto e Alberto em uma jornada por países da américa latina. Ao longo do caminho, eles transformam lugares por onde passam e, ao mesmo tempo, são transformados também. Dirigido por Walter Salles, o filme é estrelado por Gael García Bernal e Rodrigo de la Serna.

Na viagem de moto podemos ver paisagens incríveis e conhecer mais da cultura sul americana, que a história é baseada em acontecimentos reais. É uma aventura cheia de descobertas pessoais e sociais, que foi fundante para os ideais de justiça e igualdade que viriam a transformar o jovem Ernesto Guevara em Che Guevara.

Uma curiosidade sobre a produção é que o diretor brasileiro Walter Salles fez questão de filmar em locações reais, seguindo os passos exatos da jornada original de Che e Alberto. Isso dá ainda mais realismo à experiência cinematográfica que temos ao ver o filme.

"Diários de Motocicleta" é uma reflexão sobre ideais, amizade e coragem. É uma obra que ressoa o carisma daqueles que dão significado e propósito à vida.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários