Comunicação de essência
Por Grazi Araujo
A forma como um novo cliente se apresenta, a atenção aos detalhes e o cuidado com a mensagem que quer transmitir são como um abraço de boas-vindas para alguém que vai cuidar da Comunicação da marca dele. Me refiro ao negócio, à forma que o serviço/produto é explicado, à questão que se faz de compartilhar o processo, a gestão, os planos. O ato de querer comunicar algo para fora passa antes por saber comunicar o que tem dentro.
Pauta se gera com informação. Notícia é algo que um dia chamou a atenção de alguém que sabe com quem e como compartilhar o fato para tornar também interessante para mais pessoas. Esse processo todo começa muito antes de algo estampado nas páginas dos jornais. Se dá pelo relacionamento criado lá no primeiro café de alinhamento de expectativas, pela troca de ideias do que cada um entende de Comunicação e do engajamento de todas as pessoas que fazem parte da estratégia de marketing do negócio.
É sempre melhor a equipe de Comunicação saber demais do que de menos. A gente sabe guardar segredo, confiem. Contar para jornalistas que produzem notícias, alguma história do começo ao fim, explicar o produto e suas especificidades ou o serviço e seus diferenciais, saber o que cada gestor faz de melhor e ter boas fontes... é mais do que emplacar uma matéria. É envolver todos neste processo criativo, leve e viciante que chamamos de Comunicação social.