Delicadeza e resistência, apesar de privilégios, na série sobre Nara Leão

Por Marina Mentz

A dica de hoje é sobre uma série documental para quem gosta de música. Disponível pelo Globoplay em cinco episódios a série "O Canto livre de Nara Leão" conta detalhes sobre a vida e obra da cantora tão importante para a história da bossa nova e da música brasileira como um todo.

Nara Leão, apesar de ter sido uma mulher bastante privilegiada - naquele tempo em que viveu, no qual as mulheres vivam ainda mais discriminação por gênero - encarou muitos desafios para vivenciar sua arte. Ela precisou encarar inúmeros preconceitos no meio musical, que principalmente na Bossa Nova era bastante machista e classista naquele tempo. Isso nos faz questionar se tal situação mudou, efetivamente, no momento presente. Mas foi encarando desafios e resistências que Nara pode contribuir o tanto que contribuiu para a história da música brasileira.

Essa é uma série Globoplay, com a qualidade do jornalismo feito nos produtos Globo, e a qualidade de acervo de imagens que só uma gigantes como ela pode ter. A série é bastante sensível e profunda com entrevistas que entram na vida pessoal de Nara Leão, mas também nos lembram o tempo inteiro a profissional qualificada que foi Nara. É uma série rápida e curta que deve estar na sua lista para ser assistida.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários