Você já parou para pensar como encontrar o seu diferencial na vida?
Pois bem, muitos de nós passamos anos tentando melhorar nossos desempenhos em áreas onde não somos bons, com receio de estampar fragilidades. Fazendo isso, o máximo que conseguiremos é sermos médios. E sendo médio, infelizmente, ninguém faz a diferença.
Peter Drucker, o eterno "pai da administração", nos deixa uma lição valiosa: "O ser humano gasta muito mais energia para ir da incompetência à mediocridade, do que ir do bom desempenho à excelência." Isso significa que estamos desperdiçando tempo, atenção e recursos tentando melhorar em áreas onde não temos talentos consistentes, não temos vocação.
A História de João
Vamos imaginar a história de João, um jovem que sempre sonhou em ser um grande músico. No entanto, ele passou anos tentando melhorar suas habilidades em matemática, apenas porque seus pais queriam que ele fosse um engenheiro. João gastou horas estudando, mas nunca conseguiu alcançar um desempenho superior. Ele estava preso na mediocridade.
Um dia, João decidiu seguir seu coração e se dedicar à música. Ele começou a tocar em uma banda e logo descobriu que tinha um talento natural. Com o tempo, João se tornou um músico excepcional e começou a se apresentar em shows e festivais. João, não apenas seguiu o caminho natural da sua vocação, como também estabeleceu um propósito à realização pessoal.
A Lição de Drucker
A história de João ilustra a lição de Drucker. Quando nos concentramos em áreas onde não somos bons, estamos limitando nosso potencial. Mas, quando focamos em áreas onde temos maior vocação e talento, podemos alcançar a excelência. Focando em melhorar os pontos fracos, jamais passaremos da mediocridade. Porém, desenvolvendo e aperfeiçoando o que já fazemos bem, teremos boas possibilidades de sermos ótimos e, nesse caso, muita chance de obter desempenhos extraordinários.
Diferencie-se
Então, como você pode se diferenciar? Aqui estão algumas dicas:
- Identifique suas habilidades: Descubra o que você faz bem e o que você gosta de fazer. Preste atenção no olho que bilha, na adrenalina que se eleva, no coração que dispara e no imenso prazer em realizar determinada atividade.
- Foque em suas habilidades: Dedique seu tempo e atenção para melhorar suas habilidades em áreas onde você tem vocação. O treinamento é fundamental para a obtenção da excelência.
- Desenvolva suas habilidades: Busque oportunidades para aprender e crescer em áreas onde você tem talento. Ampliar conhecimento é uma forma de desenvolver o potencial do que hoje você faz bem.
- Seja autêntico: Não tente ser alguém que você não é. Seja autêntico e verdadeiro em suas ações e decisões. A autenticidade é propulsora da percepção de valor. Diferenciar-se não é um segredo, é uma escolha. É escolher focar em áreas onde você tem vocação e talento. É escolher ser autêntico e verdadeiro. É escolher se dedicar a melhorar suas habilidades em áreas onde você pode alcançar a excelência.
Então, qual é a sua escolha? Vai continuar tentando apenas melhorar seus pontos fraco, ou vai se concentrar em áreas onde você pode brilhar? A escolha é sua.