Efeito saco de batata

Por Flavio Paiva

A criatividade humana (em primeiríssimo lugar), associada a IA, algoritmos e ciência de dados oferece um poderoso manancial de onde pode se subtrair grandes insights, inovação, disruptura. E, desta forma, criando ideias, campanhas, estratégias, experiências específicas para cada cliente e sensacionais, como se pode ver diariamente quer sendo consumidor, quer sendo profissional envolvido.

A verdadeira revolução que ocorreu nos últimos anos surpreende por seu gigantesco poder e velocidade, além de ter o céu (ou além dele) como limite. Na realidade, não há ainda um limite (se é que haverá) claramente definido. Sucedem-se inovações sobre inovações, fazendo (agora, sim) o cliente uma majestade para a qual são servidas experiências específicas para aquele cliente.

Para quem tem mais de 40 anos, há relativamente poucos anos era totalmente inimaginável algo assim. As fronteiras e os limites ainda eram bem delimitados. Ou a velocidade e o ritmo das transformações o eram também. Até se pode pensar fora da caixa e a rapidez e poder das coisas é estonteante.

Porém, há uma questão, senão, duas: o cliente quer experiências únicas, tanto para ele quanto para ele frente aos outros. Ele quer ser o ÚNICO a experienciar tal situação, não admite mais que outros tenham a mesma ou muito parecida experiência do que ele está tendo ou terá. O desafio se torna ainda maior para todos: como fazer tal coisa? Teremos, juntamente com o que falei ao início, IA, algoritmos e ciência de dados, como nos superarmos diariamente, de hora em hora?

Realmente, a tarefa não está fácil. Mas a boa notícia é que é possível o impossível (de hoje). Só necessitamos de muito mais conhecimento, estudo diário, criatividade e a associação com todo o tipo de ferramentas, inteligências e sistemas. Quando falo estudo diário, não estou fazendo uma figura de linguagem. É preciso atualmente em torno de quatro horas diárias de estudos. Ok, alguns de vocês me dirão: de onde tirar este tempo em uma rotina já supercorrida? Pois é. Será preciso reorganizar, otimizar, delegar tarefas possíveis, atuar com inteligência própria e porque não IA, esta aí um grande desafio. Mas de novo, como estamos nos desenvolvendo, o céu (ou além) é o limite, também para isto. Ou mesmo este limite nunca haverá. Que seja. O fato é que além da dedicação, o gerenciamento de seu tempo é fundamental.

Tudo isto para evitar que o que você produza seja um grande saco de batatas, ao final. Com formatos diferentes, pesos diferentes, mas se você cozinhar, terão o mesmo gosto. O cliente não aceita mais isto. Evitemos o efeito saco de batata! E vamos à superação!

Comments