Faça seu plano de marketing

Por Anelise Zanoni

O plano de marketing nos uniu. Foi com essa frase que terminei de lecionar hoje (dia 24/09) um curso online sobre marketing para destinos turísticos, que criei especialmente para diferentes cidades do Circuito do Ouro, um roteiro no interior de Minas Gerais.  

Nos dias em que estive online com o grupo de mais de 30 pessoas, percebi que os destinos brasileiros e também muitas empresas têm pouco conhecimento sobre como se comunicar e como organizar ideias de gestão sobre seus negócios ou destinos. Não significa (de modo algum) que sejam pouco profissionais. Significa que, neste momento de vacinação quase plena, as pessoas passarão a frequentar mais lugares turísticos, lojas, bares, restaurantes e destinos. E, quem está no comando desses, precisa estar preparado, com estratégia pensada e modelo de comunicação bem redondinho. 

Muitas vezes, é nosso erro começar a trabalhar sem se planejar. Porém, quem trabalha com "vendas" de destinos ou de experiências, precisa estar com as estratégias bem definidas e esboçadas.  

Ao conversar com os municípios, percebo que muitos deles ainda não conseguem definir diferentes papéis para a produção de conteúdo nas redes sociais. Outros ainda não sabem o que vale ou não ser investido como conteúdo.  

O lado bom de tudo isso é que percebo que muitas pessoas que trabalham com negócios que movimentam as pessoas e a economia estão interessadas em crescer mais, se especializar. Assim, a turma mais positiva já vai se atualizando e se preparando para grandes e importantes momentos que estão por vir.  

Então, se você está nesse momento de renovação e transformação, comece agora a fazer seu plano de marketing e a montar suas estratégias!

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários