Um espaço público ? como a expressão já diz ? é um local de uso comum, de propriedade do poder público, mas aberto à utilização de todos os cidadãos da sociedade a qual pertencem. Por consequência, alterações, mudanças e reformas, sejam de quaisquer espécies, devem ser informadas. Com alguma antecedência. E se for implicar em proibição de seu usufruto, independente do período de duração desta não utilização, placas informativas devem ser fixadas para que a comunidade do entorno tenha conhecimento. Não é o que ocorre com a maioria das obras realizadas pela Prefeitura de Porto Alegre.
Na divisa dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, a Praça Garibaldi, localizada no entorno das ruas Lobo da Costa e José do Patrocínio e das avenidas Venâncio Aires e Erico Verissimo, na terça-feira, 20 de maio, amanheceu com parte de suas estruturas destruídas. Sem nenhum aviso prévio. Sem placa com indicação do que estava programado. Num passe de mágica, cercas foram derrubadas, brinquedos da praça retirados e lajes do passeio arrancadas. Aliás, as lajes foram removidas na metade da semana passada.
A praça tinha um espaço cercado para crianças, com brinquedos adequados ao lazer, e um cachorródromo, com grades para garantir a segurança dos cães. E uma linda Bougainville sempre florida. Tudo derrubado, sem nenhum tipo de explicação. Eu e outros tutores e tutoras usuários do cachorródromo para diversão de seus pets passamos o dia todo de terça-feira buscando informações sobre o que estava acontecendo. Nem os funcionários que executavam as demolições respondiam e nem os canais oficiais da Prefeitura, acionados nas redes sociais, forneciam as respostas.
Para espanto maior, na manhã de quarta-feira, 21 de maio, a Bougainville havia sido tombada. E, segundo informações dos moradores de prédios vizinhos à praça, os trabalhadores começaram cedinho a demolição. Sem placas. Sem avisos. Sem nada. Sem nenhum tipo de respeito com os usuários do local. Uma falta de transparência total com uma obra num espaço público.
Lá pelas 15h52 finalmente foi postada uma matéria no site da Prefeitura com informações da revitalização da Praça Garibaldi, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos. Ali consta que a planta Bougainville e uma Yucca do cachorródromo e do playground foram removidas e que após as obras, com previsão de duração de 30 dias, irá ocorrer o plantio de espécies adequadas aos locais. Como nem sempre os prazos são cumpridos e nem os replantios acontecem, estaremos de olho.
Não sou contra obras de melhorias e revitalização. Nem poderia. Até por ser uma usuária rotineira do cachorródromo desde agosto de 2019, quando me mudei para a Cidade Baixa, e sempre me deparar com o desleixo e o descaso do Poder Público com aquele local. Claro que desejo um aspecto melhor para a Praça Garibaldi, com novos cercamentos, brinquedos, lixeiras e bancos, como promete a matéria. Mas porquê a falta de informação? Porque nenhuma placa de aviso? Porque o descaso com os frequentadores do local? Porque a falta total de transparência em uma obra num espaço público?
Que os prazos sejam cumpridos. Que ocorram os replantios. Que a praça ganhe um novo aspecto. Mas principalmente, que após a tal revitalização, ela tenha limpeza rotineira, o que não ocorre, recolhimento do lixo, atividade bem eventual, guarda municipal no espaço, quase nunca se vê, iluminação eficiente (é fraca e as trocas de lâmpadas demoram para serem feitas). E que a população volte, um dia quem sabe, a ser respeitada.