Inspirações para comunicar um destino ou empresa

Por Anelise Zanoni

A partir da última edição do Festuris Connection, que ocorreu em Gramado na segunda semana de setembro, saí inspirada em diferentes sentidos. Gostei muito dos debates sobre turismo rural e a potência que temos em diferentes destinos. 

Meu ponto de partida vem de um assunto que já trabalho nas minhas consultorias e cursos. Por isso, faço uma pergunta: como está a auto-estima do seu destino ou da sua empresa? Você sabe quais são suas potencialidades?

Depois dessa resposta, você já tem metade do caminho para começar a se comunicar bem, porque um destino ou uma empresa é igual uma pessoa - se há autoconhecimento, há evolução e resultado.

Trabalhar a autoestima de um destino e de um negócio é fundamental para que ele se reconheça como um lugar importante e que merece ser visitado e reconhecido.

Neste sentido, gostei muito de ver destinos como Chile, Argentina e o interior gaúcho investindo nas pequenas comunidades, no potencial que existe no interior. 

Depois de reconhecer-se, é hora de se comunicar. Outro ponto importante é saber quem são as pessoas e as histórias do destino. Valorizá-las é colocar luz sobre culturas e hábitos. 

Fiquei encantada quando ouvi a explicação sobre a campanha publicitária da Argentina e o questionamento sobre o porqu? não falavam tanto no "gaúcho argentino". A Argentina é feita de diferentes etnias e paisagens e isso merece ser comunicado - para que todos se identifiquem! Quando nos comunicamos, precisamos mostrar belezas, potencialidades e causar identificação entre as pessoas que vivem neste lugar. 

Como assim? As pessoas precisam se sentir parte do destino para amá-lo e ajudar a promovê-lo. A comunicação não é uma estrada de mão única. Os resultados dependem também de paixão e engajamento. E, por isso, as pessoas precisam se identificar com aquilo que é comunicado.

Por isso, gostei da comunicação Argentina. Eles enxergam o destino como um lugar múltiplo, não só de gaúchos mas de diferentes rostos, cores e paisagens.

Você consegue enxergar seu destino ou sua empresa? Pense nisso na hora de montar sua estratégia de comunicação!

Autor
[email protected] Mestre e doutora em Comunicação Social, a jornalista é CEO da Way Content Agência da Comunicação, especializada em turismo, gastronomia e estilo de vida, e fundadora do projeto Travelterapia, que divulga destinos, experiências e cria projetos de branded content. Em 2019 foi finalista da categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. Tem experiência como repórter e editora, e é freelancer de publicações como Viagem Estadão e Veja Comer & Beber. Trabalhou 12 anos na redação do jornal Zero Hora e produziu conteúdos para veículos como Sunday Independent, Hola!, Contigo!, Playboy, Veja, Globo.com e Terra. Também atuou por 10 anos como professora de universidades como Unisinos e ESPM, passando pelos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Produção Fonográfica. Atualmente pesquisa o papel da imprensa no desenvolvimento do turismo e já estudou em países como Irlanda, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Comentários