Nem sempre é notícia, às vezes é post. E tá tudo bem

Por Grazi Araujo

24/11/2022 14:27
Nem sempre é notícia, às vezes é post. E tá tudo bem

Assessoria de imprensa não é uma atividade tarefeira nem fofoqueira. Quando falamos desse braço de Comunicação, é para pensar na função estratégica da exposição de mídia, da oportunidade trazida com o timing do assunto, a noção de tempo e, principalmente, a relevância do que está sendo repassado. Todo o resto é post.

É informar com o feeling de notícia, daquilo que fará diferença para público que busca determinado veículo ou coluna para se atualizar. Estamos tão cheios de factuais que precisamos saber ser interessantes, relevantes e também de entender quando não há problema em silenciar por algum tempo. Senão a gente fica um chato, um repetidor, um sem filtro para o que realmente importa. E toda a construção e reconhecimento que bons profissionais trazem ao longo da sua carreira com os colegas de redação, parece não ter mais tanto sentido. 

É nosso trabalho avaliar o impacto do que está sendo dito. A quem interessa? A quem influencia? O que muda na sociedade? O quão útil é o que está sendo pautado? Vale tentar ocupar esse espaço agora? O bom comunicar passa por saber filtrar. Jornalismo é parte da Comunicação, nem tudo é notícia. Tem tantas ferramentas complementares para passar o recado, que atingem um público segmentado, cumprindo o objetivo de comunicar. Estar presente na mídia é ser relevante, interessante, assertivo na informação e útil para determinado público. Que tenhamos cada vez mais compromisso com os colegas de redação ao compartilhar pautas quentes e também saibamos explicar aos assessorados que emplacar algo é o que mais gostamos mas que tem vezes que não aparecer também é estratégico para manter uma boa imagem da marca.