Noutro Universo - Dia da Mulher

Por Flavio Paiva

Se o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido para valorizar conquistas e exaltar lutas da mulher ao longo das décadas, hoje ele tem um sentido um pouco diferente, também. Serve para mostrar que o mesmo processo que aconteceu nessas décadas, assumiu uma forma um pouco diferente.

Se de fato as mulheres conseguiram avançar muito, em termos de representação política, social e econômica, ainda é verdade que são minoria entre os cargos mais bem remunerados nas empresas.

A verdade, aqui pra nós, é uma: os homens temem as mulheres. E por quê? Porque têm medo da sua capacidade. Para começar, a capacidade de gerar outro ser humano dentro de si. Depois, suas múltiplas capacidades de operação. Além disso, do seu outro viés seja em casa, trabalho ou nas relações sociais. 

Então, para muitos homens, uma pessoa com essas capacidades, assusta. Mete medo. E isso explica a discriminação e maus tratos à mulher ao longo dos séculos e ainda nos dias de hoje. Que o ser humano teme o desconhecido, é sabido. Mas, se esse ser humano for parceiro do homem (enquanto gênero), se verá que não há razão para esse temor todo.

Se o andamento das coisas levar à parceria, reduz essa distância e esse medo. Basta para isso (não estou dizendo que é fácil para muitos homens, que só sabem operar a partir de determinadas referências, ficando totalmente perdidos em um mundo líquido) esse novo viés. 

Seres humanos não deveriam, sendo homens ou mulheres e homens e mulheres, operar sob a ótica da competição. Quanto mais competimos na área das relações, especialmente nas relações pessoais, mais perdemos nossa capacidade de crescimento, evolução e desenvolvimento. Além de respeito, admiração, amor e alegria.

Então, numa espécie de vergonha pelos homens que ainda agem de forma infantil, me sinto mal. Mas desejo às mulheres que neste dia 8 de março, estejam rodeadas do que mais as alegram, motivam e engrandecem. Feliz Dia das Mulheres, a todas que estão nos cercando com sua atmosfera única. 

Comentários