O amor que nunca parte

Por Fernando Puhlmann

Hoje é o Dia dos Mortos dos Animais, uma data que nasceu a partir da tradição mexicana, mas que, na verdade, pertence ao coração de todos que já amaram um bicho e sentiram o vazio que fica quando eles se vão. É um dia de memória, mas também de gratidão.

Eu lembro do Zeus, meu gordo amado. Ele foi, e ainda é, o grande amor da minha vida. Com ele, eu aprendi o que é amor de verdade. Aquele amor que não cobra, que não finge, que não vai embora quando a gente erra. Amor que basta estar. O Zeus me ensinou o valor do silêncio, a ternura de um olhar nos olhos de jabuticaba preta e o poder curativo de um simples encostar de focinho.

Por causa dele, hoje eu temos mais treze amores: doze gatos e uma cadelinha. Cada um com seu jeito, sua história, seu mistério. Eles enchem a casa, o tempo e a alma. São eles que me lembram, todos os dias, que a vida só tem sentido quando há amor compartilhado, quando há uma presença que nos acolhe, uma pata que te arranha por saudade e que te reconhece mesmo no escuro.

O Zeus partiu, mas nunca foi embora. Ele vive em cada gesto de carinho que eu dou, em cada olhar que eu troco com o Pirata, a Hanna, a Angel, a Branca, a Preta, a Amarela, a Sol, o Bonitão, a Luz, o Jorge, o Érico, o Caio, a Lia e a Bella, que agora nos cercam. Ele me transformou, mas mais do que isso, ele transformou o modo como eu entendo o mundo.

Por ele o mergulho na causa animal, por ele o veganismo, por ele a vontade de proteger e brigar por cada ser vivo desse mundo.

Meu gordo se foi, fez a passagem, mas não morreu. Porque eles não morrem. Eles apenas mudam de lugar:  passam a morar dentro da gente.

Autor
Sócio-cofundador da Cuentos y Circo, Puhlmann é um dos principais especialistas em YouTube do país, com um olhar focado em possibilidades de faturamento na plataforma e uma larga experiência em relacionamento com grandes marcas do mercado de entretenimento. Além de diretor de Novos Negócios da CyC, tem também no seu currículo vários canais no país, entre eles o do escritor Augusto Cury, do Gov Eduardo Leite, Natália Beauty e do Grêmio FBPA, sempre atuando como responsável pela estratégia de crescimento orgânico dos canais. Já realizou palestras sobre a nova Comunicação juntamente com diretores do YouTube Brasil como a abertura do 28º SET Universitário da Famecos-PUCRS, o YouPIX/SP e o Workshop YouTube Gaming Porto Alegre. Desde 2013, Puhlmann ministra cursos, seminários e oficinas sobre YouTube, tendo mentorado mais de 30 canais nos últimos anos.

Comentários