"Aceitei o convite porque gosto de desafios", diz Orestes de Andrade Jr.

Jornalista assumirá a comunicação da Prefeitura de Porto Alegre a partir de 1º de agosto

Orestes de Andrade Jr. é o novo secretário de Comunicação de Porto Alegre/Divulgação

A Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre terá novo comando a partir de 1º de agosto. Orestes de Andrade Jr. aceitou o convite do prefeito Nelson Marchezan Jr para ser secretário da pasta nesta quinta-feira, 19, após tratativas que se iniciaram ainda em março deste ano. "Decidi aceitar porque gosto de desafios e, sobretudo, aprecio assumir missões onde eu possa contribuir para o bem público", afirmou o jornalista em entrevista ao Coletiva.net. Para ele, apesar da situação financeira difícil, os gaúchos vivem um momento positivo com a nova orla do Guaíba e é preciso este sentimento. "Temos que contaminar com esperança a nossa cidade", completou.

Para isso, acredita que seja necessária a participação de todos e o entendimento de que "chegou a hora de equilibrar as contas da prefeitura, pois todos ganharão com isso". A missão do novo secretário será a de comunicar o que o governo Marchezan está fazendo quanto a isso, pois na sua visão há muita coisa boa para mostrar. Ele se diz animado com a coragem e transparência com que o prefeito está enfrentando a situação falimentar da capital gaúcha e cita alguns aspectos que precisam ser enaltecidos: "O trabalho dos secretários da Saúde e Educação é exemplar. Merece mais atenção dos porto-alegrenses. E a área de desenvolvimento e inovação, se os projetos de ajuste fiscal passarem na Câmara, trarão bons frutos para Porto Alegre", ressaltou.

Orestes também salientou que desafios nunca foram um problema na sua trajetória, mas um elemento motivador. Lembrou que, na Secretaria de Energia, no governo de Germano Rigotto, participou da implantação dos primeiros projetos de energia renováveis do Estado ; na gestão de Yeda Crusius, integrou a modernização da Expointer, com a licitação da bilheteria; e na Famurs, formulou a comunicação e a marca da entidade, utilizada até hoje.

Formado em Jornalismo pela Uniritter, Orestes tem 42 anos e cursa MBA de Liderança, Inovação e Gestão 3.0 na PUC. Trabalhou na criação da marca Vinhos do Brasil e Wines of Brasil do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Foi diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Estado e presidente da Fundação Piratini. Atualmente, está como diretor de Radiodifusão e Audiovisual da Secom, que administra a TVE e a FM Cultura.

Comentários