"Acho que consegui cumprir a missão", diz Orestes de Andrade Jr. ao deixar Comunicação da Prefeitura

Para o jornalista, as marcas deixadas por ele à frente do cargo foram as de gestão e inovação

Orestes de Andrade Jr. - Reprodução

Uma gestão baseada na inovação e no jornalismo de dados. É assim que o radialista e jornalista Orestes de Andrade Jr. qualifica o seu trabalho como secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. A convite do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o profissional deixou a presidência da Fundação Piratini e ingressou no município em 31 de julho de 2018 e, nesta sexta-feira, 3 de abril, encerra um ciclo de 21 meses. "Foi a oportunidade da minha vida e o maior desafio profissional que já enfrentei. Acho que consegui cumprir a missão dada pelo prefeito Marchezan: dar fluxo natural à comunicação da Prefeitura e mostrar, com transparência, as ações realizadas pelo poder público na Capital dos gaúchos", afirmou ao Coletiva.net.

Orestes explicou que adiou sua saída para preparar uma transição tranquila. Ele conversou com o prefeito sobre o seu desejo de deixar o cargo de secretário logo no início do ano, antes de sair de férias. "Disse que queria focar no meu mestrado e procurar oportunidades na área de inovação. Na prefeitura, é 24 horas por dia, sete dias por semana. Chegou a hora de deixar a vaga para alguém com mais energia. Dei o meu máximo até aqui. Confesso que estou esgotado. O prefeito disse para eu sair de férias, descansar, e que depois conversaríamos. Fizemos isso e ele pediu que eu programasse minha saída junto com os demais secretários. Foi o que fiz", revelou.

Nesta semana, uma nova proposta apareceu: a vaga de coordenador da bancada do PSDB, na Câmara de Vereadores. "Fui convidado pelo vereador Ramiro Rosário, meu colega secretário, e recebi o incentivo do prefeito Marchezan para continuar perto do governo, ajudando na aprovação dos projetos importantes para a cidade no Legislativo. É uma possibilidade forte. Vou avaliar com a minha família no final de semana e, na segunda, anuncio minha decisão", adiantou. O jornalista ainda tem propostas de uma empresa de tecnologia, de uma universidade e o pedido da família para coordenar a campanha do sogro, Bruno Hesse, para a prefeitura de Santo Ângelo.

Ainda não há definição sobre quem será o substituto de Orestes na Comunicação da Prefeitura. "Como a equipe está organizada em seus 'squads' e bem próxima do prefeito, pois consegui exercer a difícil arte da delegação, imagino que, por hora, o trabalho vai seguir normalmente até a seleção de um profissional pelo Banco de Talentos", disse ao portal.

Com um MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 concluído na PUC enquanto esteve como secretário de Comunicação, o jornalista contou que aplicou alguns dos conhecimentos adquiridos para mudar a gestão da equipe. "Promovi uma completa reestruturação das áreas, organizando os profissionais em 'squads', pequenos esquadrões multidisciplinares, com autonomia de ação e decisão, baseadas nos princípios claros que definimos para a Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre", ressaltou Orestes. 

De acordo com ele, durante a sua gestão, outra novidade implantada foi baseada no jornalismo de dados. "A comunicação é um tanto avessa à gestão, a números. Em geral, somos mais intuitivos. O prefeito pediu que tudo que fizéssemos pudesse ser trazido em dados objetivos, racionais. Foi assim que surgiu a grande inovação da minha gestão: um sistema de controle e gerenciamento de todas as informações produzidas pela Prefeitura com a devida verificação do seu aproveitamento pela imprensa. Montei o projeto e a empresa CWA implementou sem custo para a prefeitura. Agora, este sistema criado aqui já é utilizado pelo governo estadual e por vários outros clientes da CWA", ressaltou Orestes.

 

Além das ferramentas de gestão implantadas, ainda destacou o papel das pessoas. "Não se faz nada sem bons profissionais. Sempre digo que talento é obrigação nas minhas equipes, mas comprometimento é o diferencial que busco em cada membro do time. Consegui montar uma equipe dos sonhos, com profissionais talentosos e extremamente comprometidos. Hoje, a Comunicação anda praticamente sozinha, cada um cumprindo o seu papel", disse ao portal, orgulhoso.

Comentários