Cinco perguntas para Matheus Freire

Publicitário passou a integrar a equipe comercial da rádio União FM

Matheus Freire integra equipe comercial da rádio União FM
1- Quem é você, de onde vem e o que faz?
Então, sou aquariano e uma metamorfose ambulante. Minha mãe diz isso! Sou de Porto Alegre, publicitário, apaixonado por Comunicação desde que me entendo por gente. Sempre soube que atuaria na área, só não sabia exatamente como, se em Publicidade, Jornalismo, Cinema.
2 - Como e por que escolheu atuar na área da Publicidade?
Com 10 anos fazia o jornal do condomínio em que passei toda minha infância, com notícias sobre situações do bairro (Tristeza, em Porto Alegre), variedades, cultura, esporte, tinha até uma fotonovela em que o zelador era o protagonista. Mas o melhor de tudo era a loja do xerox, que no modelo de permuta anunciava no "semanal", em troca das tiragens "gratuitas". Desde então, comecei a me interessar pelo mundo da Publicidade. Amante de novelas, filmes, programas de rádio, música. Comecei a atuar no Sistema UlbraCom, ainda na faculdade. Depois disso, minhas experiências sempre foram em rádio: Rede Pampa, Band e duas passagens pelo Grupo RBS. Nestes quase 10 anos, pude experimentar as áreas de Marketing, Planejamento e, nos últimos quatro, este mundo apaixonante e superdesafiador que é o Comercial.
3 - O que significa para a sua carreira assumir o Comercial da Rádio União FM?
Significa colocar em prática tudo que aprendi até então. Na União, tenho liberdade para contribuir com ideias sobre o programa que vai ao ar, até o novo posicionamento de marca que a Rádio deve anunciar nos próximos dias. Estou conhecendo e admirando todos os profissionais aqui do Vale do Sinos e percebendo o potencial criativo que existe em todo o nosso Estado. Para as agências e clientes de Porto Alegre, que até então me conhecem como executivo de contas, é uma forma do mercado me legitimar em uma posição estratégica. Além disso, significa uma mudança de vida também, vim de mala e cuia, sou um cidadão hamburguense já. O estilo de vida aqui é mais tranquilo, mas sem perder o ritmo de cidade grande.
4 - Quais são os planejamentos para o setor na emissora?
O trabalho de contribuir com o reposicionamento de uma marca talvez seja um dos melhores desafios na vida de um publicitário, muito mais que construir uma marca do zero. Estou vibrando a cada novo degrau que subimos (estamos em obra no prédio, então, isto tem duplo sentido mesmo), a cada anunciante e ouvinte que percebe a movimentação da União FM. Queremos ser cada vez mais percebidos como uma marca que se relaciona com o target AB 25+ nos mercados nos quais atuamos. A nova marca está chegando, e isto, com certeza, será nossa grande virada de chave, para marcar o momento da emissora.
5 - Quais são os seus planos para os próximos cinco anos?
Meus ciclos em cada função, até então, sempre foram de dois anos, mas sei que estou chegando perto dos 30, e agora a tendência é de que estes ciclos comecem a aumentar. Estou muito feliz com a posição na União e quero contribuir com este projeto, deixando um legado. Percebo estar em uma fase em que começo a olhar mais para as pessoas que estão por perto, e como o clima e ambiente de trabalho podem ser mais favoráveis a todos. Penso em fazer um mestrado em 2018, algo em que o comportamento humano seja objeto de estudo. Não descarto experiências em novos mercados além do nosso Estado - mudar sempre é bom.

Comments