Comunicadores criam canal do YouTube que busca descomplicar relações entre pais e filhos

Objetivo da iniciativa gaúcha é proporcionar espaço seguro e acolhedor sobre questões do cotidiano familiar

31/07/2020 10:18
Comunicadores criam canal do YouTube que busca descomplicar relações entre pais e filhos /Divulgação

Buscando tornar a relação familiar melhor, foi lançado no YouTube o canal 'Filhos da Mãe: o canal onde todo mundo se encontra'. Por meio de vídeos e conteúdos especiais, a iniciativa, comandada por dois comunicadores gaúchos, busca tratar sobre situações do cotidiano de forma leve e descontraída.

O projeto é de autoria de Cristiane e Pietro Meinhart, uma mãe publicitária e um filho que está se formando em Jornalismo, que resolveram unir suas paixões pelo conteúdo visual para construir a iniciativa juntos. Os dois protagonizam os vídeos e trazem suas visões sobre um mesmo assunto, propondo e apresentando novas possibilidades de diálogo por meio da Comunicação Não Violenta. 

A dupla acredita que, quando existe harmonia familiar e é possível ouvir e falar sobre sentimentos dentro de casa, todos saem fortalecidos para enfrentar os problemas do mundo exterior. Por isso, os vídeos são uma forma de gerar reflexões, conexões e aprendizados entre pais e filhos. 

A primeira provocação levantada pelo canal é justamente o nome do projeto. Muitas pessoas já usaram o termo "filho da mãe" no sentido pejorativo, mas a explicação é que a sentença era usada para se referir aos filhos frutos de relações extraconjugais que eram registrados somente no nome da mãe. Anos depois, o termo se popularizou e virou sinônimo de xingamento.

No entanto, o canal busca ressignificar o termo. ?Ser filho da mãe não é vergonhoso, não é um xingamento, não é algo que deveria nos colocar para baixo. Ser filho da mãe é lindo. Se não fôssemos filhos da nossa mãe e do nosso pai, não estaríamos aqui e não existiria vida. Então, a intenção é justamente dar um novo significado para a expressão como algo que nos honra e nos orgulha. Não tratamos como um termo pejorativo, e sim enriquecedor?, afirma Cristiane.

A cada semana, um vídeo no YouTube e três posts no Instagram apresentarão novos questionamentos sobre relações familiares a partir da visão da Cristiane, enquanto mãe, e do Pietro, enquanto filho. Além disso, o público também poderá acompanhar a estreia de um quadro novo por mês no canal.

?Em cada vídeo, vamos trazer situações do cotidiano familiar, em conversas descontraídas que geram reflexões, aprendizados e conexões. É um espaço seguro para uma troca constante e verdadeira com quem nos acompanha. Vamos, juntos, descomplicar a vida em família??, provoca Pietro.