Curador do Festival de Cinema de Gramado está internado em estado grave

Jornalista Rubens Ewald Filho passou mal durante passeio em shopping de São Paulo, desmaiou e caiu em uma escada rolante

Jornalista é curador do Festival de Cinema de Gramado - Divulgação

O curador do Festival de Cinema de Gramado Rubens Ewald Filho está internado em estado grave desde a última semana no Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo. O jornalista e crítico de cinema passou mal durante um passeio em um shopping na capital paulista quando desmaiou e caiu em uma escada rolante. Na queda, ele bateu a cabeça e sofreu múltiplas fraturas.

Em nota, o hospital informou que Rubens está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta, para tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda. O jornalista tem 74 anos e, além de curador do evento cinematográfico gaúcho, faz comentários na televisão sobre as premiações de Hollywood, com destaque para o Oscar, ao qual se dedica desde 1985.

Ele divide a curadoria do Festival de Cinema de Gramado com o também jornalista Marcos Santuario, o qual é editor de Cultura do Correio do Povo, que conversou com o Coletiva.net e disse estar rezando e torcendo pela recuperação do colega. "Antes de sermos curadores do Festival, somos amigos. O amor pelo cinema nos une", declarou. Santuario também comentou que está em contato com amigos em comum que conseguem acompanhar mais de perto a situação de Rubens, em São Paulo. "Foi uma falha no coração e, provavelmente, ele vai colocar um marca-passo", informou.   

Em janeiro deste ano, a argentina Eva Piwowarski, que era curadora do evento em Gramado, faleceu após lutar contra um câncer desde março de 2018. Ela havia assumido o lugar do ator e diretor global José Wilker, que morreu em abril de 2014, vítima de um infarto fulminante.

Comentários