Homer Simpson é o espectador do Jornal Nacional, segundo a Globo

O burlesco personagem é a referência para a escolha de pautas

Em depoimento a um grupo de professores da USP (Universidade de São Paulo), o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo, William Bonner, comparou o espectador do programa a um grotesco personagem de desenho animado. Homer Simpson - um sujeito preguiçoso, de raciocínio lento, "que adora ficar no sofá comendo rosquinhas e bebendo cerveja" - é o apelido por qual Bonner e os jornalistas da emissora identificam o espectador do noticiário, tomando por base uma pesquisa realizada pela própria Globo.


O chefe-de-família dos Simpsons é a referência para construir a pauta do Jornal Nacional. "Essa o Homer não vai entender", lamenta Bonner, quando precisa descartar uma notícia que não o agrada. O editor e apresentador decide praticamente sozinho, e sem contestação, tudo o que deve ser exibido a milhões de brasileiros num horário que fica confortavelmente acolhido entre duas novelas.


Este fato é relatado na revista CartaCapital desta semana, pelo sociólogo e jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP. Com outros oito professores, ele foi convidado para acompanhar a reunião de pauta matinal do Jornal Nacional, comandada por William Bonner. Leal fez uma matéria de duas páginas para a seção Brasiliana da revista, que denuncia o nível de seriedade com que se decide o que vai ser noticiado ou não.


Confira a íntegra da matéria da CartaCapital: http://www.cartacapital.com.br/index.php?funcao=exibirMateria&id_materia=3590

Comentários