Repórteres Sem Fronteiras diz que governo chinês contribuiu para disseminação do coronavírus

Organização afirma que mensagens sobre a Covid-19 foram censuradas

Em outubro de 2019, já havia relatos sobre uma pandemia - Reprodução

De acordo com o Repórteres sem Fronteiras (RSF), o governo chinês contribuiu para que o coronavírus chegasse ao nível de contágio que se encontra atualmente. A organização afirma que, se país não tivesse impedido jornalistas e usuários de redes sociais de relatarem a situação da pandemia, possivelmente, hoje, ela estaria controlada.

Dentre as formas de evidenciar o argumento, a RSF apontou uma sequência de situações em que os avisos relacionados à gravidade da doença possivelmente foram censurados. Em outubro de 2019, por exemplo, já havia relatos - feitos pela universidade norte-americana John Hopkins - sobre uma pandemia que poderia ocasionar na morte de até 65 milhões de chineses. Contudo, a imprensa local não divulgou estes fatos.

Ademais, a organização também afirmou que em 2019, quando a doença ainda estava em seu estágio inicial, uma equipe de médicos descobriu que já ocorria a transmissão de pessoa para pessoa. Após, estes profissionais foram detidos pela polícia. O governo chinês também proibiu que internautas trocassem informações sobre a pandemia em um aplicativo de mensagens.

Comentários