Especialista em dados apresentou cases em palestra sobre Data Intelligence

CEO da Plugar, Fábio Rios falou no palco RH e Comportamento, no Congresso da Transformação Digital

17/11/2018 13:21 / Atualizado em 17/11/2018 12:57
Especialista em dados apresentou cases em palestra sobre Data Intelligence /Divulgação/ Coletiva.net

A tarde deste sábado, 17, segundo dia do Congresso da Transformação Digital, teve, entre outros, a apresentação do CEO da Plugar Data Intelligence, Fábio Rios. Logo no início da palestra intitulada 'Criatividade em Data Intelligence: resolvendo problemas de negócios reais', ele avisou que pretendia fazer uma apresentação bastante prática. Dessa forma, sua participação foi recheada de cases, como CVC, Samsung

O objetivo da apresentação foi mostrar ao público casos de problemas de negócios reais que foram resolvidos a partir da aplicação de métodos e tecnologias de Inteligência de Dados. No caso da CVC, por exemplo, ao mostrar uma série de dados, falou como sua empresa ajudou a companhia de viagem e turismo a ter um preço mais competitivo no mercado. E, em oito meses, teve uma melhora significativa na margem operacional. Já o trabalho na Samsung consistiu em melhorar a imagem da marca após casos trágicos, como os diversos celulares que explodiram e um grande incêndio em uma loja.

De acordo com ele, é preciso que as pessoas aprendam a trabalhar com o cérebro e com a capacidade de entender o problema. ?É isso que faz a diferença. É preciso sempre buscar responder a perguntas?, declarou para os quase 50 presentes. Fabio explicou que a ciência de dados é focada em três pilares: negócios, computação/tecnologia e estatística. ?É importante focar nos problemas de negócios para conseguir entender os contextos e encontrar o resultado.?

Uma das conclusões que o especialista apresentou foi que o começo do processo sempre está relacionado a pessoas. Depois, sim, é possível partir para a tecnologia. ?Se a gente não identificar isso, pode ser que tudo o que a gente fizer depois, pode levar a um resultado equivocado?, afirmou. Um dos cases mais complexos, conforme ele, é encontrar o melhor fluxo da solução de empresas de importação e exportação. Para isso, sua empresa fez uma pesquisa e cruzamento de dados disponíveis em diversos sites.

Ao finalizar, deixou um questionamento para o público: ?Vocês já estão usando Data Intelligence??, e se colocou à disposição para perguntas. Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC, Fábio é pós-graduado em Marketing Estratégico pela ESPM e mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Sistemas de Informação pela Ufrgs.

O evento tem cobertura em tempo real realizada pela equipe do portal Coletiva.net, com apoio do Grupo Record RS.