Já são conhecidos artistas visuais selecionados para exposição na Virada Sustentável

Treze profissionais farão cinco obras em mostra interativa na Orla Moacyr Scliar (Orla do Guaíba)

28/02/2019 12:11
Já são conhecidos artistas visuais selecionados para exposição na Virada Sustentável /Divulgação

A Virada Sustentável Porto Alegre escolheu 13 artistas visuais para a exposição 'Os ODS na Virada', em sua última chamada pública de projetos de 2019. A exposição será montada a céu aberto durante a quarta edição do evento, realizado de 5 a 7 de abril, na Orla Moacyr Scliar (Orla do Guaíba), em Porto Alegre. A iniciativa terá cinco obras em suportes hexagonais, que poderão ser manipulados pelo público.

Trinta e dois artistas e coletivos de diversas localidades do País participaram da seleção, com um total de 22 projetos inscritos, todos levaram em conta os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que norteiam a agenda 2030 da ONU, além dos específicos que serão tratados durante o evento. São eles: Igualdade de gênero, Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsáveis e Ação Contra Mudança Global do Clima.

O pernambucano Eládio Ferreira está entre os selecionados. Ele, que tem como referências as obras de Vik Muniz e Joan Fontcuberta, é engajado em causas ambientais e integrante do Projeto Route, o qual realiza ações ambientais no Brasil, nos Estados Unidos, em Portugal. A obra do artista fará uma reflexão sobre consumo responsável e gestão de resíduos. A dupla de artistas Beto Rodrigues (fotógrafo) e Susie Prunes (fotógrafa e ceramista) também foi escolhida, com o projeto Pérola Mãe, que mistura imagens e manejo de objetos pelo público, representando o respeito mútuo, independentemente das crenças e da diversidade religiosa.

O artista Cristiano Sant'Anna, que é fotógrafo e mestrando em poéticas visuais pela Ufrgs, estará na mostra com o Manual do Condutor de Carrinho de Papeleiro. A intervenção coletiva é feita com os papeleiros Antônio e Jacson Carboneiro (pai e filho), que trabalham com coleta e reciclagem na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre. A obra vai abordar a redução das desigualdades e o consumo e produção responsáveis. A publicitária e estudante de Artes Visuais Betina Nilsson foi selecionada com o projeto Minha Ciranda, que reflete sobre o feminismo e a sororidade feminina.

O Coletivo Criarte, formado por seis jovens artistas engajados em ações de arte urbana, sugeriu um trabalho sobre a Ação Contra a Mudança Global do Clima. Os temas a serem trabalhados pelo grupo são Redução do desmatamento, energias renováveis, gestão de resíduos, mobilidade sustentável e o Acordo de Paris, por meio da técnica da pintura.

Os artistas Jeaninne Kirschke, com a obra Conexão Biomas, e Paulinho Marques David, com o projeto Muda'Dor, estão na condição de suplentes, colocados pela comissão de seleção. Sendo assim, eles poderão ser chamados caso seja necessário substituir algum dos selecionados. Os escolhidos receberão cachê e ajuda de custo para a execução do projeto em suporte que será fornecido pela Virada, uma estrutura hexagonal em metalon, fixada em eixo com rolamentos para permitir que as pessoas possam interagir, fazendo o suporte girar em 360º.