Governo do Estado rebate Zero Hora em apedido de uma página

Texto acusa um "blefe editorial" na abordagem das negociações relacionadas ao plano de recuperação fiscal

03/12/2018 19:42
Governo do Estado rebate Zero Hora em apedido de uma página

Quem abriu a edição desta segunda-feira, 3, de Zero Hora deparou-se com um apedido de uma página inteira, publicado pelo Governo do Estado. O texto poderia passar aos olhos dos leitores como mais uma publicação legal, se, ao esclarecer sobre as negociações do Plano de Recuperação Fiscal, não acusasse um ?blefe jornalístico?. A afirmação faz referência à expressão utilizada pela colunista Rosane de Oliveira na última sexta-feira, 30 de novembro, quando afirmou que o governador Sartori blefou.

No texto, Rosane comenta o resultado da apuração realizada pela repórter Juliana Bublitz. A reportagem 'A 33 dias da eleição, União exigiu do Piratini a venda do Banrisul' traz os bastidores da reunião em que o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, teria ouvido um ultimato, de que a privatização do Banrisul era condição fundamental para a adesão ao regime.

Na nota oficial publicada na página 7, o Governo do Estado reforça que, segundo os técnicos da Secretaria da Fazenda, é possível aderir ao Regime de Recuperação Fiscal sem privatizar o Banrisul. Ainda afirma: ?Está em curso um blefe editorial, que tenta desconstruir essa trajetória a partir de uma pauta jornalística e opinativa sem qualquer fato novo, além de pessoalmente agressiva e politicamente tendenciosa?.

Procurado por Coletiva.net, o Grupo RBS declarou: ?Cumprindo nosso compromisso, produzimos conteúdo jornalístico baseado em novos fatos relacionados com o Banrisul, que são de interesse público. De acordo com nossos princípios editoriais, oferecemos espaço na matéria aos envolvidos no tema. A publicação do apedido foi uma decisão do governo do Estado?.