CineSerra é adiado para 2019 por falta de recursos

Sexta edição da mostra competitiva estava prevista para novembro deste ano

Capa Nova Opinião Anúncio veiculado na página inicial do site - Reprodução

Devido à falta de recursos, a sexta edição do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha - CineSerra foi adiada para abril de 2019. Prevista, inicialmente, para novembro deste ano, a data foi remarcada porque a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul foi insuficiente para a realização do evento ainda em 2018. A nova data de abertura para inscrições de filmes será em janeiro.

De acordo com o diretor operacional do CineSerra, Cláudio Troian, a falta de capitalização tem prejudicado a cultura em Caxias do Sul e os valores arrecadados não atendem a necessidade do festival. "Temos perspectiva de alguns patrocínios que estão sendo prometidos por algumas empresas para o ano que vem. Por isso, temos convicção que o evento vai acontecer nesse período", destacou.

Para a realização do evento, o valor captado junto às empresas gira em torno de R$ 60 mil e há dois apoiadores já confirmados para patrocinar o festival no próximo ano. A LIC prevê que estes negócios que incentivam à cultura deduzam do imposto de renda até 90% dos patrocínios realizados a projetos escolhidos por meio de uma comissão de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e de segmentos culturais da cidade.

O diretor artístico do evento, Leandro Daros, acredita que, apesar dos obstáculos, o CineSerra evolui a cada edição. "Seguimos firmes e comprometidos com a produção audiovisual independente no Rio Grande do Sul", concluiu.

O CineSerra, na sua modalidade principal, contempla produções audiovisuais lançadas na região. Em outras categorias, obras de todo Rio Grande do Sul podem se inscrever. Durante o evento, workshops e palestras ocorrerão com profissionais da área. A nota divulgada pela organização pode ser conferida por aqui.

Comentários