Entrega de Medalha Alberto André lota sede da ARI

Prêmio foi concedido aos jornalistas que, no entendimento da associação, tiveram destaque na história da imprensa gaúcha

Grupo de agraciados com a Medalha Alberto André 2018

Cerca de 80 pessoas lotaram a sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) nesta segunda-feira, 10. À noite, foi realizada a da Medalha Alberto André, que é uma distinção concedida anualmente pela entidade a jornalistas que contribuíram para a boa atuação e desenvolvimento da imprensa gaúcha. Os homenageados desta edição, muitos acompanhados por familiares, puderam fazer breves discursos e agradeceram a honraria recebida.

Como mestre de cerimônias esteve Daniela Sallet, que relatou que, neste ano, a lista de agraciados contava com 11 nomes, um a mais do que na edição passada. Presidente da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza citou na abertura estar muito feliz por receber todos na 'Casa do jornalista', como o próprio denominou a associação. Entre as razões da felicidade, destacou duas: "Primeiro porque essa é a casa de vocês há muitos anos, sendo local de encontros e desencontros, e, em segundo lugar, porque sempre gostamos de reconhecer trajetórias". E completou ressaltando a importância da representatividade desta medalha, pois "Alberto André foi um símbolo de doação ao Jornalismo e a essa casa".

Um dos agraciados e mais aplaudido com a medalha foi o jornalista Ruy Carlos Ostermann. Em sua fala, disse se sentir muito contente e lisonjeado com a homenagem e, ao mesmo tempo, feliz e satisfeito por ter percebido que todo o tempo valeu a pena. Recordou que faz parte da geração de jornalistas que está encerrando suas atividades, e fez questão de lembrar que sua formação ocorreu dentro de redações de jornais. "Fazer Jornalismo é também fazer amigos", declarou Ruy, como frase final de seu agradecimento. 

Entre os discursos dos agraciados, muitos reconheceram a importância de colegas, gestores e incentivadores das carreiras. Foi o caso de Felipe Vieira, que se emocionou na sua vez de falar no microfone. No depoimento, fez questão de exaltar importantes personagens que fizeram parte da sua formação e que estavam presentes no evento: desde professores a colegas de profissão, como o próprio Ruy Carlos Ostermann, Celso Schröeder, Luiz Adolfo, entre outros.

Foram reconhecidos ainda Adriana Irion, Alice Bastos NevesAna Cássia Henrich, Carla Seabra, Carlos Rodrigues, João Egídio Gamboa, Luiz Artur Ferrareto, Renato Panatieri,  e Wilson Rosa.

Comentários