Integração de Gaúcha e ZH foi o grande destaque de 2017 para ambos os veículos

Plataforma digital foi lançada, em setembro, em primeira mão aos profissionais de imprensa

A integração dos portais da rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora foi o grande destaque de 2017 para ambos os veículos do Grupo RBS, conforme a gerente de Produto da empresa, Sabrina Passos, em entrevista ao Coletiva.net. Anunciado em primeira mão aos profissionais de imprensa, o lançamento da plataforma digital GaúchaZH aconteceu em setembro, tendo como objetivo reunir os conteúdos em um só espaço, com foco em Jornalismo local, esportes e opinião, sem perder os formatos originais de cada meio.  

Sabrina Passos | Crédito: Júlio Cordeiro

Ao portal, Sabrina explicou que o projeto nasceu após 18 meses de preparação, a fim de entregar uma plataforma completa e com o melhor do Jornalismo aos leitores. "Um dos pontos altos foi a colaboração. Durante todo o desenvolvimento, o novo produto foi testado e avaliado por quase dois mil usuários, que ajudaram a definir desde o tipo de conteúdo até a forma de navegação", completou.

Com o trabalho de pelo menos 120 pessoas, GaúchaZH foi planejada, desenhada e posta no ar conforme modelos internacionais. Junto da novidade, estrearam sete programas exclusivos, dentre os quais está Saia de Redação, Notícia na Hora Certa, Mano a Mano e Gol Contra. "Em três meses no ar, a plataforma já conta com a segunda fase desse portfólio, com recordes de audiência e um feedback do público que confirma a crença diária de utilidade e excelência", destaca.

As distinções recebidas também foram ressaltadas por Sabrina, que avaliou os méritos como a certeza de que o trabalho está no caminho certo. Internamente na RBS, o projeto foi reconhecido como melhor iniciativa de Inovação no Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento. Também foi agraciada com Jayme Sirotsky e Mérito Lojista 2017, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), além de eleito Veículo do Ano no Salão da Propaganda, da Associação Riograndense de Propaganda (ARP).

"Estes reconhecimentos nos dão ainda mais energia para começar 2018. Toda essa valorização comprova a nossa crença no produto integrado, que combina a profundidade de ZH com a instantaneidade da Gaúcha", garantiu a gerente. Para ela, isso lhe dá a segurança de que facilitar a busca de informações confiáveis pelo usuário, diante dos boatos e fake news, ajuda não somente os leitores, mas valoriza o Jornalismo profissional. 

Para o ano que começa, Sabrina acredita que virão novos desafios, como a cobertura das eleições no combate às notícias falsas, criado para controlar a opinião pública, e distribuído indiscriminadamente por robôs, nas redes sociais. "Essa é a nossa responsabilidade", disse, completando que a expectativa é manter a base de usuários e aumentar a recorrência de uso. "E isso significa trabalhar, todos os dias, para garantir a relevância do produto para os usuários", finalizou.

Comments