Reportagem de Letícia Duarte é publicada no Estadão deste domingo

Trabalho está alinhado com projeto da profissional em atuar como jornalista internacional independente

Letícia Duarte - Foto: Carlos Macedo

A jornalista Letícia Duarte que, atualmente, mora nos Estados Unidos, teve uma reportagem publicada na edição deste domingo, 15, do jornal Estadão, de São Paulo. Na matéria, feita no México, ela traça o novo perfil de imigrantes deportados pelo país norte-americano. De acordo com declaração dada em conversa com o Coletiva.net, o trabalho está alinhado com seu projeto de atuar como jornalista internacional independente. "Na medida do possível, quero conciliar os freelas com meus estudos aqui", comentou.

Dividido em três partes, o especial conta, também, o dilema de veteranos deportados. Dentre os personagens da reportagem está um ex-combatente que lutou por dois anos no Afeganistão pelo exército norte-americano e regressou ao país com estresse pós-traumático e, hoje, vaga pelos corredores do supermercado Walmart, em Tijuana, para tentar se sentir mais próximo do sonho interrompido.

Letícia comentou que aceitou o desafio proposto pelo Estadão sem pensar duas vezes. Segundo a jornalista, cobrir temas sociais relevantes pelo mundo afora faz parte de seu projeto. "Além de ser um assunto que sempre me interessou, as migrações são um dos dilemas atuais mais fortes nos Estados Unidos. E a experiência de ir a Tijuana foi muito interessante para mim como repórter", disse.

Letícia está nos Estados Unidos desde o início de 2017, para onde se mudou ao conquistar a bolsa de mestrado do projeto Jornalistas de Visão, concedida pelo Instituto Ling. A jornalista inicia o mestrado em Política e Global Affairs em agosto na universidade de Columbia, em Nova York.

Comentários