Fenaj faz campanha de arrecadação de recursos para manter sede em Brasília

Imóvel foi penhorado pela justiça do Distrito Federal, devido a uma dívida tributária junto à Terracap

Fenaj luta para manter sede - Reprodução

Com o objetivo de manter sua sede em Brasília, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) criou uma campanha de arrecadação de recursos. O imóvel foi penhorado pela justiça do Distrito Federal, em função de dívida tributária junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - Terracap, de R$ 400 mil. De acordo com a entidade, o pagamento do débito se refere ao IPTU de um terreno concedido à Federação, nos anos 1980, o qual nunca foi utilizado.

Por meio de acordo, a ação judicial foi suspensa e o débito foi negociado com o governo do Distrito Federal. Agora, a Fenaj tem o compromisso de pagar o valor em 48 parcelas. Outra questão que motivou a campanha é que, em nota, a diretoria da Fenaj alerta para a delicada situação financeira pela qual passa, "resultado da contrarreforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional em novembro de 2017, que acabou com a obrigatoriedade de recolhimento do Imposto Sindical por parte dos trabalhadores". O imposto sindical, conforme a entidade, era a principal e maior receita da Federação.

Com a campanha, a Fenaj busca apoio financeiro junto à categoria e à sociedade para não fechar as portas de sua sede. Segundo a gestão, isso "dificultaria o trabalho de defesa do Jornalismo e dos jornalistas, das liberdades de expressão e de imprensa e da democracia no Brasil". Informações sobre contribuição podem ser consultadas no site fenaj.org.br/salve-a-sede-da-fenaj-2.

Comentários