Jornal do Comércio não conta mais com Pedro Maciel na equipe

Com 20 anos de casa, jornalista deixou a empresa nesta quinta-feira. Guilherme Kolling assume função de editor-chefe

Pedro Maciel - Reprodução

A equipe do Jornal do Comércio não conta mais com Pedro Maciel, que era editor-chefe do impresso havia 18 anos, dos 20 que dedicou à empresa. O profissional foi demitido nesta quinta-feira, 23, e quem assume o cargo é o jornalista Guilherme Kolling, que, até então, era secretário de redação do jornal.

Em entrevista ao Coletiva.net, Pedro Maciel disse que, infelizmente, a crise o atingiu. "É um processo pelo qual veículos de todo o Brasil estão passando. É reflexo da queda de faturamento", disse o jornalista que é natural de São Francisco de Assis. Formado pela Ufrgs, ele atuou na extinta Folha da Tarde e em Zero Hora, antes de ingressar no JC, além de ter integrado a equipe de reportagem da sucursal da revista Veja, em Porto Alegre. "Vou descansar um pouco e me dedicar a atividades que não se relacionem ao Jornalismo por enquanto", anunciou ao portal. Também é autor do 'Guia para falar e aparecer bem na televisão' (1993), e de 'Jornalismo de televisão' (1995), ambos publicados pela Sagra Luzzato.

Formado em Jornalismo pela PUC e em Letras pela Ufrgs, Guilherme Kolling tem quase duas décadas de atuação na área. No JC está desde 2007, quando ingressou para ser editor-assistente de cadernos especiais, função que exerceu até 2008, quando assumiu como editor de Política. Saiu do impresso em abril de 2012 para morar em Madri, na Espanha, onde passou uma temporada de estudos que durou nove meses. Ele estava como secretário de redação desde fevereiro de 2013 no jornal. Também é autor do livro 'Lanceiros Negros' (2005), ao lado de Geraldo Hasse, e prestou serviços para as revistas Placar, Amanhã, Veja Porto Alegre, Caros Amigos e Carta Maior, e para o Jornal Extraclasse.

A reportagem não conseguiu contato com Guilherme Kolling até a publicação desta nota. O diretor de Operações do Jornal do Comércio, Giovanni Tumelero, também não retornou nossas ligações.

Comentários