O '53º Festival de Cinema de Gramado' se encerrou no último final de semana contando com grande público circulando por Gramado e acompanhando as atividades do evento. O Festival contou com a presença de mais de 40 mil pessoas e vendeu 1.675 ingressos, 675 a mais do que o ano passado, e distribuiu 7.280 entradas cortesias. No total, foram credenciados 150 jornalistas e 200 criadores de conteúdo, para trabalhar na cobertura do evento.
Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, avaliou a edição deste ano como "histórica". De acordo com a profissional, só com a imprensa tradicional, foram mais de R$ 600 milhões em retorno de mídia, fora os números de redes sociais, que ainda estão sendo consolidados. "Foi inovador com a transmissão simultânea ampliada também com telões ao longo de toda a Rua Coberta, além do telão em frente ao Palácio dos Festivais, integrando a todos os participantes com os acontecimentos do tapete e da programação de dentro do Palácio."
Rosa Helena celebrou que, neste ano, a organização conseguiu trazer todos os exibidores de todas as categorias, ao contrário de 2024, quando o Festival foi realizado com os aeroportos fechados devido às enchentes que atingiram o Estado. "O clima desta edição estava vibrante."
De acordo com ela, o '54º Festival de Cinema de Gramado' está confirmado para ser realizado de 12 a 22 de agosto de 2026, e a organização já está avaliando a programação da próxima edição. "O certo é que teremos nossa internacionalização com o 'Festival de Cinema de Cartagena', que acontecerá em abril de 2026, com participação de filmes de Gramado", concluiu.