"É um sentimento de alegria por ajudar a fazer do Conversas Cruzadas, novamente, uma referência nos debates", afirma Léo Saballa Jr

Apresentador conversou com a reportagem de Coletiva. net sobre a celebração de um ano da atração

23/06/2025 18:00
"É um sentimento de alegria por ajudar a fazer do Conversas Cruzadas, novamente, uma referência nos debates", afirma Léo Saballa Jr /Crédito: Renan Mattos/Agência RBS

Conforme noticiado na última sexta-feira, 20, em Coletiva.net, o programa 'Conversas Cruzadas', de GZH, completará um ano no streaming, nesta terça-feira, 24. O apresentador da atração, Léo Saballa Jr., conversou com a reportagem do portal e falou sobre o momento do programa: ?É um sentimento de alegria por ajudar a fazer do 'Conversas Cruzadas', novamente, uma referência nos debates sobre assuntos que estão em pauta na sociedade ou que merecem aprofundamento?.

De acordo com o comunicador, mesmo que a atração tenha ficado fora do ar por 10 anos, foi possível confirmar uma percepção que a equipe já tinha. ?A marca e o nome 'Conversas Cruzadas' ainda é muito forte. Neste primeiro ano de retorno do programa no digital, no site e no YouTube de GZH, já foram mais de 500 convidados diferentes.?

Para Léo Saballa, a marca significa um espaço para ouvir todos os lados, um local onde pode-se confrontar ideias, democraticamente e com respeito, mesmo que haja ocasiões em que não há debates no programa. ?Muitas vezes, um tema é aprofundado e explicado sem que, necessariamente, existam visões opostas. Em resumo, a marca representa uma referência muito importante para o Jornalismo gaúcho?, explicou.

Nova fase

O apresentador contou que a nova fase no digital permitiu ampliar o alcance do público, que antes a audiência era exclusiva de quem assistia ao vivo no Rio Grande do Sul, e que agora ela vem de várias regiões do país. ?Com isso, debates com pautas nacionais ou internacionais são vistos por muita gente de fora do Estado, por meio da entrega de conteúdos que o YouTube faz via algoritmos.?

Léo Saballa recordou que a interatividade sempre esteve presente na história do programa. No início, era preciso telefonar ou mandar e-mail, e atualmente, é possível comentar em tempo real pelo chat do YouTube. ?Muitas vezes, há um debate paralelo ali, o que torna o programa ainda mais vivo.?

Outra estratégia utilizada no programa, e que ajuda na distribuição de conteúdo, são os cortes, um processo que foi aperfeiçoado ao longo do ano. ?Apenas com alguns trechos, o 'Conversa Cruzadas' já acumula mais de 4,8 milhões de visualizações, apenas no YouTube, sem contar as redes sociais?, finalizou.