"Este é o trabalho da minha vida", afirma Carlos Guimarães sobre biografia de Ruy Carlos Ostermann

Lançamento da obra foi junto à celebração dos 90 anos do jornalista

26/09/2024 18:36
"Este é o trabalho da minha vida", afirma Carlos Guimarães sobre biografia de Ruy Carlos Ostermann /Crédito: Arquivo Pessoal

Está em fase de pré-venda o livro 'Ruy Carlos Ostermann - Um encontro com o professor', escrito pelo jornalista Carlos Guimarães, que registra sobre a biografia do comunicador Ruy Carlos Ostermann. O lançamento da obra foi nesta quarta-feira, 25, em celebração aos 90 anos do biografado, completos hoje, 26. Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, o autor afirmou: ?Esse é o trabalho da minha vida. Tenho repetido isso. Pra mim, é algo muito grande?.

De acordo com Guimarães, quando recebeu o convite para escrever o livro, aceitou no mesmo momento, uma vez que não quis pensar em outras coisas, pois estava diante de uma grande oportunidade. ?Gosto de escrever e pesquisar. Então, sabia que teria uma dimensão enorme para fazer esse livro. Nessas 436 páginas, está o trabalho da minha vida?, disse.

Ainda segundo Guimarães, desde que iniciou o processo de escrita, em nenhum momento pensou em desistir. ?A desistência nunca passou pela minha cabeça. Desistiria de coisas paralelas na minha vida, mas não do livro?, afirmou. Conforme o autor, houve dois grandes desafios: primeiro, a pandemia de Covid 19, que gerou uma interrupção na vida de todos, e ele estava no auge das pesquisas, porém, teve que parar; e o segundo foi o falecimento da Nilce Wink Ostermann, esposa do Ruy, em 2021. ?Teve o baque de refazer muita coisa, a Nilce era uma parceira importante na pesquisa também, além de ser a parceira de anos dele?, explicou.

Guimarães contou, ainda, que a obra é um apanhado da vida do Ruy desde o nascimento, na rua 1º de Março, em São Leopoldo, em 26 de setembro em 1934, até a enchente deste ano, que foi o prazo máximo que conseguiu atualizar, devido ao processo de editoração e impressão. ?É a trajetória do Ruy que se mistura com a da sociedade gaúcha?, colocou. 

O autor garantiu que os leitores podem esperar toda a versatilidade e multiplicidade que o Ruy sempre teve do seu trabalho. ?As pessoas vão conhecer o Ruy que era escritor, comentarista, deputado, político, Secretário de Estado, cronista, professor, filósofo, o Ruy com conexões com grandes intelectuais, cultural, entrevistador, sindicalista, envolvido com pessoas do cinema, da literatura, amigo dos grandes pensadores do Brasil e todas as áreas que ele passou?. Na obra, as pessoas conhecerão o Ruy pai, filho, irmão, marido e amigo, e outros elementos contemplados no livro. 

Neste momento, Guimarães não pensa em nenhum outro projeto que não seja o livro, no trabalho na Band e como professor na Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM). ?Um novo livro, neste momento, não está nos meus planos, pelo menos acho que nos próximos dois anos não estará. Vamos curtir o livro do Ruy e seguir nas atividades aqui onde estou?, concluiu.