"Estar aqui é aparecer para o mundo", diz secretário de Inovação de Porto Alegre

Avaliação de Luiz Cláudio Pinto foi exclusiva ao Coletiva.net, durante o evento em Lisboa

07/11/2022 14:30
"Estar aqui é aparecer para o mundo", diz secretário de Inovação de Porto Alegre /Coletiva.net

A presença da Prefeitura de Porto Alegre na sétima edição da Web Summit foi extremamente importante, na opinião do secretário de Inovação da capital gaúcha, Luiz Cláudio Pinto. Em conversa exclusiva com Coletiva.net, o executivo foi categórico: ?Estar aqui é estar aparecendo para o mundo. Um dos eventos mais relevantes, junto ao SXSW e South Summit, que reúne 70 mil pessoas - e nós estamos aqui?, comemorou. Em frente ao estande da Tech Road, iniciativa que mostra Porto Alegre como ?uma nova capital da Inovação, unida com outras quatro cidades potentes da Região Sul - Caxias, Joinville, Florianópolis e Curitiba -, traz uma massa que atrai atenções?.

O secretário contou que o espaço, localizado no pavilhão três da conferência, recebeu desde startups da Mongólia, até atores do próprio Brasil, como Apex e Sebrae, ?entendendo a força que esse movimento tem?. Por isso, na opinião dele, de alguma maneira, a mensagem que passa é ser uma lente que mostra esses cinco municípios do Sul do Brasil para o mundo.

Ele ainda comentou o frequente interesse dos visitantes no South Summit, fosse para elogiar a primeira edição, ou comentar a preparação para participar da segunda - marcada para março de 2023. ?Tudo por conta dessa lógica de encontros da Inovação, que servem para manter o movimento ativo e nos deixar mostrar o que de melhor está surgindo em Porto Alegre?, comemorou.

Com uma série de conteúdos oferecidos pela Web Summit, Luiz Cláudio pôde observar algumas peculiaridades da feira. Para ele, diferentemente do SXSW, que apresentou mais conceitos gerais, em Lisboa o ambiente foi pragmático, onde se conseguiu entender o alcance daqueles modelos de negócios apresentados em Austin, no Texas. 

Na visão do secretário, questões ambientais e climáticas estiveram em alta na capital portuguesa, assim como aspectos de soluções tecnológicas. ?Os próprios NFTs, por meio da gameficação - duas palavras que foram muito faladas aqui - mostram a utilidade e a capacidade da gente ter domínio das criações que estão desenvolvidas no Metaverso, e transferir elas para diferentes plataformas. Notamos também muitas soluções para desenvolvedores e para data análise de negócios?, avaliou.

Com o apoio do canal Markket e da agência Euro, as jornalistas Cleidi Pereira e Márcia Christofoli, ao lado do social media Felipe Ramires, trabalham em uma cobertura especial da Web Summit. Realizado em Lisboa, Portugal, o evento de Inovação e Tecnologia, que neste ano recebe mais de 250 palestrantes e 70 mil participantes, acontece de 1° a 4 de novembro.