'Hamlet', de Zeca Brito, é exibido hoje no Canal Brasil

Longa-metragem conquistou cinco Kikitos no 'Festival de Cinema de Gramado'

Longa-metragem acompanha estudantes que tomam as ruas em protestos. - Crédito: Anti Filmes

O Canal Brasil exibe hoje, 14, às 21h, o filme 'Hamlet', do cineasta gaúcho Zeca Brito. O longa-metragem, que se passa em 2016, mistura ficção e documentário ao acompanhar estudantes secundaristas que se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. A obra conquistou cinco Kikitos no 'Festival de Cinema de Gramado', além do prêmio de 'Melhor Direção' no 'Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires' e menção honrosa no festival português 'Cine Marginal'.

Na trama, ao testemunhar um golpe de estado, o jovem Hamlet, interpretado por Fredericco Restori, tem de enfrentar seus maiores fantasmas, enquanto vive a transformação em adulto e busca um lugar na sociedade. "Vejo 'Hamlet' como um ensaio poético/político do golpe de 2016, elaborado com distanciamento histórico, que busca refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia", resume Zeca, que também é roteirista e produtor deste que é seu oitavo longa.

Segundo o cineasta, a obra explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. "A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história", explica. Além disso, o diretor busca retratar uma sociedade dividida entre a cartilha ditada pelas elites e a reflexão da própria ação dos movimentos sociais. "Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real, um filme de cumplicidade em benefício da linguagem", conclui.

Comentários