'Hamlet', de Zeca Brito, é exibido hoje no Canal Brasil

Longa-metragem conquistou cinco Kikitos no 'Festival de Cinema de Gramado'

14/10/2025 11:00 / Atualizado em 13/10/2025 18:21
'Hamlet', de Zeca Brito, é exibido hoje no Canal Brasil /Crédito: Anti Filmes

O Canal Brasil exibe hoje, 14, às 21h, o filme 'Hamlet', do cineasta gaúcho Zeca Brito. O longa-metragem, que se passa em 2016, mistura ficção e documentário ao acompanhar estudantes secundaristas que se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. A obra conquistou cinco Kikitos no 'Festival de Cinema de Gramado', além do prêmio de 'Melhor Direção' no 'Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires' e menção honrosa no festival português 'Cine Marginal'.

Na trama, ao testemunhar um golpe de estado, o jovem Hamlet, interpretado por Fredericco Restori, tem de enfrentar seus maiores fantasmas, enquanto vive a transformação em adulto e busca um lugar na sociedade. "Vejo 'Hamlet' como um ensaio poético/político do golpe de 2016, elaborado com distanciamento histórico, que busca refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia", resume Zeca, que também é roteirista e produtor deste que é seu oitavo longa.

Segundo o cineasta, a obra explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. "A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história", explica. Além disso, o diretor busca retratar uma sociedade dividida entre a cartilha ditada pelas elites e a reflexão da própria ação dos movimentos sociais. ?Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real, um filme de cumplicidade em benefício da linguagem", conclui.