"Melhor que 2020": Luciana Tomasi avalia o ano da Prana Filmes

Produtora destacou a preocupação da empresa com as medidas de prevenção à Covid-19

Luciana Tomasi é produtora da Prana Filmes - Divulgação

A retomada do cinema presencial e a amenização dos protocolos de distanciamento foram um alívio para a Prana Filmes em 2021, conforme avaliou a produtora Luciana Tomasi em entrevista ao Coletiva.net: "Foi melhor que 2020". Ao longo do ano foi possível dar prosseguimento às gravações do seriado ficcional 'Centro Liberdade', feito a partir de um edital de 2018. No entanto, apesar dessa volta gradual à rotina pré-pandemia, a segurança não foi esquecida. "Tivemos acompanhamento de enfermagem para testes diários de Covid e uso de material de prevenção", ressaltou.

Outros pontos positivos para a empresa ao longo do ano foram a elaboração de uma programação on-line e a reabertura das salas de exibição. Entre as principais conquistas, Luciana destaca o lançamento internacional do longa 'A Nuvem Rosa' na grade do Festival de Sundance 2021, um dos mais importantes eventos de cinema independente. O filme também segue em exibição na programação do canal Telecine.

Mesmo com as dificuldades econômicas da pandemia, a produtora celebra que a empresa encerra o ano sem demissões de funcionários e nenhum caso de Covid-19 entre a equipe do seriado, que reuniu por volta de 70 pessoas. Sobre as metas de faturamento, Luciana afirma que não houve grandes avanços, mas também nenhuma perda. "Mantivemos a média de faturamento e de nível de pagamento dos prestadores e fornecedores. Continuamos sendo econômicos e gastando o necessário para manter o padrão de qualidade artística", explicou.

Para o ano que vem, ela espera que os editais federais e estaduais voltem a ser lançados, pois são essenciais para a manutenção das produtoras. Também tem expectativa que a Ancine, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) voltem a realizar os concursos. "Movimentamos a economia audiovisual de uma forma vigorosa e criativa, mas dependemos de incentivos", concluiu.

Comentários