Estão abertas as inscrições para o 'Prêmio MPB - Melhores Podcasts do Brasil 2024'. A premiação tem como objetivo educar o mercado sobre a diversidade e inovação dos podcasts, incentivar os novos talentos e inspirar mais pessoas a explorar esse meio de Comunicação. Além disso, a proposta é moldar o futuro do áudio e vídeo digitais para impactar positivamente milhões de ouvintes. A fase de cadastro durará 30 dias corridos e poderá ser feita pelo link.
Poderá se inscrever qualquer podcast brasileiro no idioma português que se enquadre nas regras de participação, visando definir e proteger os que se enquadram no modelo de programa e sirva para valorizar os projetos. O podcast inscrito deverá optar entre duas modalidades, somente áudio ou áudio e vídeo, não sendo possível cadastrar nas duas. Da mesma forma, será necessário escolher apenas uma categoria entre as 30 disponíveis para a primeira fase de votação pública. A inscrição é gratuita e não há taxas ou valores a serem pagos.
Conforme o jornalista e um dos idealizadores do prêmio, Gabriel Tripodi, a iniciativa surge como um marco na indústria do Audiovisual, preenchendo uma lacuna de atenção e valorização que há muito tempo precisa ser suprida. O objetivo do concurso é conectar projetos inovadores, incentivando a diversidade e a criatividade no meio. ?Além disso, queremos promover um movimento de ensino e educação, capacitando novos talentos e inspirando mais pessoas a explorarem este meio de Comunicação tão dinâmico e impactante?, afirma.
Votação
A premiação será realizada em duas fases de votação abertas ao público, sem a presença de um júri privado. A data de início da primeira fase para a votação popular será amplamente divulgada ao longo do processo de inscrição dos podcasts. Na primeira fase, cuja duração é de 60 dias corridos, 24h por dia, o público escolherá os 10 podcasts mais votados em cada categoria, que passarão para a segunda, que funcionará da mesma forma como a anterior, porém sairão cinco finalistas e os três mais votados de cada categoria.