'Talk de Mãe' retorna ao vivo no POA Streaming com novas histórias e propósito renovado

Nesta segunda-feira, 7, Luciane Echevarria retorna ao comando da atração, exibida do estúdio no Shopping Total, após pausa pessoal

07/07/2025 14:00 / Atualizado em 07/07/2025 15:07
'Talk de Mãe' retorna ao vivo no POA Streaming com novas histórias e propósito renovado /Crédito: Arquivo pessoal

Depois de uma pausa necessária para lidar com questões pessoais, a jornalista Luciane Echevarria retorna, nesta segunda-feira, 7, com o seu programa 'Talk de Mãe', exibido, às 16h30, no POA Streaming, diretamente do estúdio no Shopping Total, em Porto Alegre. A atração, que tem o objetivo de ser um espaço de escuta e acolhimento para mães, pais e especialistas, volta com o compromisso de seguir debatendo temas fundamentais ligados à maternidade, saúde, educação e inclusão.

Criado por Luciane, em 2021, o 'Talk de Mãe' nasceu a fim de ser uma resposta íntima e coletiva às angústias da maternidade em tempos de pandemia. ?No puerpério, cheia de dúvidas e medos, encontrei outras mães nas redes sociais e criamos um grupo que se reunia toda segunda-feira. Assim nasceu o embrião do programa?, relembrou a jornalista em entrevista ao Coletiva.net.

Durante a parada

O projeto foi abraçado pelo POA Streaming ainda no início daquele ano, com o apoio do CEO Fabiano Brasil. Desde então, já entrevistou mais de duas mil pessoas, entre especialistas, mães, pais e ativistas. 

O programa ficou no ar ininterruptamente por três anos, até abril de 2025, quando Luciane se afastou para cuidar de uma tia materna, diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado. "Ela foi uma figura materna para mim. Quando sua saúde começou a exigir cuidados mais intensos, eu soube que era hora de parar um pouco", contou. 

Durante a pausa, a equipe compartilhou reprises e histórias marcantes que ajudaram a manter vivo o espírito do 'Talk de Mãe'. A volta ao ar acontece com um episódio especial, a partir de uma pauta sugerida pela jornalista e assessora de imprensa Mayra Gato, abordando o trabalho da Aldeias Infantis SOS no Rio Grande do Sul, voltado à primeira infância. ?É uma retomada de alma e propósito. Um tema sensível, necessário, que representa bem o que o 'Talk de Mãe' se propõe a ser: um canal de informação correta, acolhimento e transformação?, afirmou Luciane.

História pessoal que virou missão 

A motivação para criar o programa é profundamente pessoal. Mãe da pequena Aurora, Luciane também é mãe de Antonio Pedro, bebê prematuro, que faleceu pouco após o nascimento. ?A chegada do Antonio Pedro transformou minha vida. Após a sua partida, entendi que ser mãe era meu maior desejo. E ele me capacitou para viver a chegada da Aurora com ainda mais consciência?, relatou.

Essa vivência atravessa o programa, que desde o início se propõe a romper bolhas, ampliar perspectivas e abrir espaço para histórias reais, muitas vezes invisibilizadas. ?Cada conversa me tirava da minha bolha. Aprendi com outras mães, especialistas, e com isso transformei a maternidade em uma verdadeira editoria jornalística?, destacou Luciane.

Livro e novos encontros

A retomada do 'Talk de Mãe' marca não só um recomeço, mas também um olhar para o futuro. A jornalista planeja transformar parte do conteúdo acumulado em um livro, previsto para 2026, reunindo histórias de superação, desafios, conquistas e aprendizados de mães de todo o Brasil. ?É um passo que me emociona muito. Porque é mais do que um programa, é uma construção coletiva de narrativas que merecem ser registradas e compartilhadas?.

Para 2025, a proposta é seguir com a programação semanal ao vivo, sempre às segundas-feiras, e ampliar os temas abordados, com a presença de especialistas reconhecidos em suas áreas. ?Queremos continuar sendo uma ponte entre informação confiável e famílias que buscam orientação, empatia e representatividade?, finalizou.