'Troféu Guri' comemora 25 edições com evento especial

Cerimônia será realizada nesta terça-feira, na 'Casa RBS' na 47ª Expointer

27/08/2024 13:00
'Troféu Guri' comemora 25 edições com evento especial /Crédito: Camila Hermes

O 'Troféu Guri', promovido pelo Grupo RBS desde 1998, comemora 25 edições com um formato especial. Pela primeira vez, o evento homenageará iniciativas e movimentos, além de personalidades, como reconhecimento à mobilização dos gaúchos diante da tragédia natural que afetou o Rio Grande do Sul. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, 27, às 18h, na 'Casa RBS' na 47ª Expointer, em Esteio. Exclusivo para convidados, o evento será conduzido pelos comunicadores Andressa Xavier e Pedro Ernesto Denardin e transmitido, ao vivo, no YouTube de GZH.  

A honraria tem o objetivo de valorizar e reconhecer quem amplifica os valores do Rio Grande do Sul para além das fronteiras. Cada premiado simboliza a mobilização de esforços em diferentes áreas de atuação da sociedade civil, em que entidades, empresários e milhares de voluntários fizeram e seguem fazendo a diferença.

Para o presidente do Conselho de Gestão e publisher da RBS, Nelson Sirotsky, o prêmio chega marcado pela resiliência e pela superação de todos os gaúchos que estão enfrentando as consequências da maior tragédia da nossa história. ?Para nós, do Grupo RBS, é um orgulho muito grande poder reconhecer, por meio desta já tradicional premiação, exemplos emblemáticos de mobilização de esforços, força, solidariedade e comprometimento com a reconstrução do nosso Estado.?  

Homenageados

As iniciativas lideradas pelo projeto 'Coopera RS', 'Martelo Solidário' e banda Fresno representam as ações de arrecadação e distribuição de doações para o Estado, assim como a rede de solidariedade nacional organizada pela Central Única das Favelas (Cufa). A premiação também reconhecerá o movimento 'Drenar RS', que reuniu arrozeiros, empresas e técnicos para drenar água do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e de cidades atingidas; e a plataforma digital Meu Lar de Volta, criada para conectar vítimas da enchente com voluntários disponíveis para ajudar na limpeza de casas e estabelecimentos.

As homenagens desta edição também contemplam iniciativas que mobilizam diferentes entidades, como o 'Reconstrói RS', fundo de doações liderado pelo Instituto Ling. Ainda, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e Instituto Cultural Floresta com foco em obras de infraestrutura nas regiões diretamente afetadas. Também, a 'SuperAção Agro RS', frente de ações que reúne Senar-RS, Farsul e Fetag-RS, para recuperação da Agropecuária e auxílio a produtores e trabalhadores rurais.

Outras valorizações

Para valorizar a contribuição da Ciência diante da tragédia, o 'Troféu Guri' reconhecerá o trabalho realizado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Trata-se de um dos centros que ficou responsável por disponibilizar dados e análises sobre a crise climática. 

Representando o trabalho dos voluntários, a premiação homenageia quatro personalidades. A bombeira voluntária Bruna Alvarez, que ficou conhecida nacionalmente após viralizar um vídeo em que aparecia resgatando um bebê nas enchentes; Deise Falci, protetora animal que ganhou repercussão por navegar contra a correnteza do Guaíba para resgatar cães e gatos; e os atletas do remo Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen, que abdicaram da participação no pré-olímpico na Suíça para ajudar nos salvamentos e atuarem como voluntários em abrigos.