Rádio Ipanema encerra atividades no FM e Bandeirantes entra no 94.9

Mudança será efetivada às 7h do dia 18, segundo informou a direção do Grupo Band RS

Com mais de três décadas, a Rádio Ipanema FM, do Grupo Band RS, encerrará sua operação em frequência modulada e será transformada em um projeto para a web. A partir das 7h da próxima segunda-feira, 18, o dial 94.9 passará a ser ocupado pela Rádio Bandeirantes, que atualmente transmite apenas pelo 640 AM. Procurada por Coletiva.net, a direção da Band afirmou tratar-se de uma decisão estratégica, que busca fortalecer a Bandeirantes, considerada "uma rádio sólida comercialmente".  Para a emissora que vai para o FM estão previstos novos investimentos, tanto na área técnica como em equipe. A programação deve apresentar alterações a fim de adequar seu conteúdo ao perfil do FM.
Em julho do ano passado, a Ipanema passou por uma série de mudanças, visando reposicionar sua programação como referência no gênero rock, garantir maior aderência do público e ampliar sua audiência. Adotou o slogan "A rádio rock de Porto Alegre" e retirou cerca de 15 programas independentes de sua grade. A emissora vinha alcançando resultados positivos, com incremento em audiência, que, em alguns horários, alcançava o triplo do que tinha antes do reposicionamento, segundo informou há alguns dias ao Coletiva.net o gerente de Programação, Thadeu Malta. Ele agora responderá pela gerência de Programação das rádios do grupo.
Com a migração para o meio digital, parte da equipe da Ipanema será dispensada - o número de profissionais que deixam a emissora não foi confirmado pela empresa. O comunicador Cagê Lisboa informou pelas redes sociais que não integra mais a equipe da Band. "Foi o fim de um trabalho bonito que mudou a cena cultural e comportamental do RS. Tenho muito orgulho de ter participado em duas ocasiões da equipe desta radio que foi fantástica. Um grande beijo a todos que trabalharam comigo e a todos os ouvintes que sempre me apoiaram nestes anos todos", escreveu em seu perfil no Facebook.
Em 2011, a rádio, à época consagrada pela programação musical que privilegiava rock, blues, hip hop, MPB e reggae, criou uma ação que surpreendeu os ouvintes. Amanheceu com uma agenda musical que incluía pagode, sertanejo e músicas bregas, o que gerou uma grande confusão na audiência durante aquele dia. A emissora só divulgou que se tratava de uma ação publicitária perto das 18h, quando tudo voltou ao normal.

Comentários