ABI e outras entidades preparam ação para o Dia do Jornalista

Ato deverá ser veiculado pelo Facebook

Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril - Reprodução

Comemorado amanhã, 7, o Dia do Jornalista terá ação especial promovida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e por outras entidades da sociedade civil do segmento. O ato, que está marcado para as 19h e deverá ser feito por meio do Facebook, abordará a defesa do jornalismo, da informação e da verdade. 

Segundo o Portal Imprensa, um trecho do manifesto aponta que "a humanidade nunca teve tanta necessidade de informação de qualidade, clara, vinda de fontes confiáveis. Para se orientar, para se mover a cada dia, para organizar suas vidas, as pessoas precisam ser informadas sobre a realidade da Covid-19. O jornalismo emerge, neste momento, como artigo de primeira necessidade".

Ademais, na publicação, também são destacados os ataques praticados e/ou incentivados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, à imprensa. Diz a carta: "Chegamos neste 7 de abril de 2020 com 15 meses de ataques incessantes do atual presidente contra a liberdade de imprensa, contra órgãos de comunicação, contra o exercício do jornalismo e contra diversos jornalistas. A opinião pública assiste estarrecida o presidente humilhar repórteres, toda manhã, em um chiqueirinho no Palácio da Alvorada" . 

Durante o ato, acontecerá também uma homenagem para a jornalista Patrícia Campos Mello. Na oportunidade, ela receberá o troféu Audálio Dantas, por sua excelência e pela coragem da atividade jornalística.

Comentários