Abraji reúne documentos de candidatos presos em atos antidemocráticos

Por meio da ferramenta Pinpoint, entidade disponibilizou duas coleções de arquivos de interesse público

Pinpoint é um projeto do Google - Crédito: Divulgação/Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou duas novas coleções com milhares de documentos de interesse público no Pinpoint - projeto do Google que utiliza inteligência artificial para identificar nomes de lugares, pessoas e empresas mencionadas em textos e áudios. Uma delas traz mais de cinco mil arquivos de campanha apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por pessoas que concorreram às eleições e foram presas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. 

De acordo com o levantamento feito pela equipe da entidade, pelo menos 56 candidatos que disputaram as eleições desde 2002 foram presos por causa das invasões às sedes dos Três Poderes em janeiro. Além disso, entre aqueles que se candidataram no último pleito há 11 pessoas. Entre elas, o Partido Liberal (PL) concentra o maior número de postulantes de 2022 que foram detidos, com cinco prisões. 

A segunda coleção tem mais de 16 mil arquivos referentes aos ministros do governo Lula que já foram deputados federais e senadores. Os registros incluem: candidaturas; prestação de contas; e demonstrativos de regularidade de atos partidários relacionados ao último pleito em que concorreram, extraídos do DivulgaCandContas. Além disso, ainda traz arquivos da cota parlamentar do último ano de mandato. Informações sobre o uso do Pinpoint e a forma de creditar os dados podem ser encontradas neste link.

Atualizações no Pinpoint

Está em testes uma nova funcionalidade para o Pinpoint, que permite a extração de dados estruturados de documentos. Com ela, arquivos que contêm seções fixas, como formulários, podem ter as informações coletadas pela ferramenta para uma tabela. O acesso ao novo recurso pode ser feito nas coleções privadas do Pinpoint, mas requer solicitação de acesso por meio deste link.

Comentários