Adaptabilidade é um dos fatores de recuperação da indústria publicitária

Série do Coletiva.net analisa estudo da Kantar Ibope Media com especialistas gaúchos

Capacidade de adaptação é um ponto para a recuperação da indústria publicitária - Crédito: Divulgação/Pixabay

A pandemia da Covid-19 promoveu uma ressignificação da relação entre clientes e marcas. A indústria publicitária precisou então mostrar uma capacidade de adaptação para continuar se desenvolvendo durante a crise sanitária. Este é um dos pontos apresentados no estudo 'Inside Advertising da Kantar IBOPE Media'.

Para analisar a pesquisa, a reportagem do Coletiva.net conversou com  Alexandre Skowronsky, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, seccional Rio Grande do Sul (Abap/RS), e Renata Schenkel, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP).

O texto de hoje, 16, que aborda essa capacidade de adaptação das marcas, é o segundo da série de conteúdos especiais desenvolvida pelo portal. O intuito da iniciativa é buscar entender esses aprendizados e as características que perpetuarão para além do período pandêmico na Publicidade. 

Adaptável  

Para se recuperar, o estudo 'Inside Advertising' também mostrou que as empresas precisaram se adaptar à forma de se comunicar. Além da imagem da marca, lembra Renata, muitas das novas exigências das pessoas são diretamente ativos de Comunicação, como um bom atendimento ao consumidor (SAC das redes sociais, venda por WhatsApp), conteúdos e informações claras nas redes sociais (Social Content), bom preço/oportunidade (campanha promocional, ofertas por Whats App push). "Além disso, demais adaptações do negócio que não são tão tangíveis podem e devem ser comunicadas, como a atenção à LGPD (sigla para Lei Geral de Proteção de Dados), procedência dos produtos e ações sustentáveis."

Conforme Alexandre, a indústria da Comunicação é um dos setores mais impactados pela influência das novas tecnologias e mudanças de comportamento social. Para tanto, a indústria publicitária vem se adaptando a isso e desenvolve novas formas de conexão, formatos, valoriza canais, cria conteúdo relevante, e, a partir deste comportamento mais digital, coloca a experiência do cliente no centro desta estratégia, usando dados para influenciar conhecimento sobre comportamento.

Assim, ele destacou o avanço das Adtechs (junção dos termos Advertising + Technology) -  tecnologias voltadas para a análise e administração de Publicidade no universo digital. "Empresas detentoras de audiências importantes, e que hoje têm formas muito contemporâneas de segmentação de geração de conteúdo, de entender em tempo real os clientes, de acompanhar a jornada e de distribuir uma mensagem mais assertiva para que tenha um efeito e um resultado melhor". E o crescimento das novas tecnologias baseadas nas empresas que estão combinando Marketing e Tecnologia, as Martechs. "Com novas soluções de automação para essa jornada mais personalizada de Comunicação das marcas, para esse processo importante de valorização de audiência primária de captura de dados e para um relacionamento mais relevante de troca de conteúdo", finaliza.

Leia mais: 

Série do portal analisa estudo sobre Publicidade com especialistas gaúchos

Comentários