Recentemente, o jornalista e apresentador Alexandre Hernandes Mota, o Mota, foi agraciado com o 'Título de Cidadão de Porto Alegre' em uma sessão solene realizada no plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador José Freitas (Republicanos). Durante o evento, estiveram reunidos familiares, amigos, colegas de Imprensa e autoridades da cidade.
Em seu pronunciamento, o vereador destacou a trajetória profissional do comunicador, bem como seu vínculo com a capital gaúcha. "A honraria é concedida a quem atua em benefício da nossa população. Protocolei essa homenagem ainda em 2019, reconhecendo o compromisso e a dedicação do Alexandre com a Comunicação e com Porto Alegre", afirmou. José ainda aproveitou para parabenizar Mota pelo seu aniversário celebrado recentemente.
O comunicador agradeceu aos vereadores, à família, ao grupo Bandeirantes, no qual atualmente apresenta o 'Boa Tarde RS', e ao público. "Sou extremamente grato a cada um que tornou esta homenagem possível. Porto Alegre não é apenas a cidade onde exerço minha profissão, é onde construí vínculos e histórias. Aqui, vi a notícia se transformar em vida real", disse. Para ele, o título simboliza mais que uma honraria: "É um laço com essa terra e com esse povo que tanto admiro."
Trajetória de Alexandre Mota
Natural de Santo André, em São Paulo, o comunicador nasceu em 23 de junho de 1972. Iniciou carreira no Jornalismo em 1991 e estreou na televisão em 1995. Chegou ao Rio Grande do Sul em 2008, quando passou a comandar o 'Balanço Geral' na TV Record RS, onde atuou durante 12 anos. Em 2020, assumiu o comando de programas na TV Vila Real, afiliada da Record em Cuiabá (MT). De volta ao Estado desde 2022, Mota atualmente apresenta o 'Boa Tarde RS', na Band.