Anatel emite alerta sobre malware que ataca TV Boxes piratas
Criminosos têm usado os dispositivos não homologados para invadir redes domésticas e roubar informações pessoais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu, no início desta semana, um alerta sobre o 'Bad Box 2.0', um malware que foi identificado em mais de 1,8 milhão de TV Boxes piratas em todo o Brasil. De acordo com o órgão, criminosos têm usado os dispositivos não homologados para invadir redes domésticas, roubar informações pessoais e até mesmo utilizar o aparelho para realizar ataques virtuais.
Por mais que a Anatel não recomende o uso das TV Boxes piratas, a agência alerta os consumidores que recorrem a esse recurso que os ataques têm potencial para fazer diversas vítimas. Os golpes vão desde roubos de logins e senhas até fraudes bancárias e sequestro de dados.
O golpe
O 'Bad Box 2.0' é um malware capaz de se instalar no sistema operacional dos aparelhos. Em muitas ocasiões, ele já vem embutido direto de fábrica ou é baixado por meio de aplicativos fora das lojas oficiais. O código monitora atividades on-line, captura credenciais, acessa arquivos e permite que criminosos controlem o aparelho de forma remota.
Além de roubar informações, o malware transforma o dispositivo em uma 'rede zumbi', um conjunto de máquinas utilizadas para realizar ataques coordenados. Dessa forma, a TV Box infectada pode ser usada para prejudicar outros sistemas, sem que o usuário perceba.