Apple passa a permitir instalação de aplicativos de fora da loja própria

Atualização é considerada como a maior mudança na App Store desde seu lançamento

A Apple anunciou na última semana que passará a permitir a instalação de aplicativos de fora de sua loja virtual, a App Store, e, além disso, o usuário também poderá acessar lojas e aplicativos de terceiros no seu ecossistema. A empresa está seguindo a Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia. Essa atualização é considerada como a maior mudança na ferramenta desde seu lançamento.

Para desenvolvedores que utilizam os iOS 17.4 beta, a novidade será distribuída nos 27 países do bloco europeu a partir de março. Ainda não há a confirmação de que a Apple levará as mudanças para outros lugares. Assim como em ocasiões anteriores, a marca reitera que as "novas opções para processar pagamentos e baixar aplicativos no iOS abrem novos caminhos para malwares, fraudes e golpes, conteúdo ilícito e prejudicial e outras ameaças à privacidade e à segurança".

De acordo com Phil Schiller, executivo responsável pela Apple Store, foram adicionadas proteções extras para reconhecer apps autênticos no iOS e autorizações específicas para desenvolvedores. Em comunicado da empresa foi informado que as mudanças trazem mais de 600 novas APIs (de análise de apps e processamento de pagamentos) ao sistema do Iphone. "A nossa prioridade continua ser a de criar a melhor e mais segura experiência possível para nossos utilizadores na União Européia e em todo o mundo."

As mudanças envolvem o iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS e os desenvolvedores poderão escolher seu próprio provedor de serviço de pagamento dentro dos aplicativos. Além disso, também será possível adicionar opções para que os usuários façam transações no site externo do serviço ou app. Porém, em nota, é esclarecido que "não poderá emitir reembolsos e terá menos capacidade de oferecer suporte aos clientes que encontrarem problemas, golpes ou fraudes".

Com essa atualização, os desenvolvedores precisarão informar os usuários da App Store. Na loja virtual será exibida uma nova etiqueta em aplicativos que utilizam um processo de pagamento alternativo. Os próprios apps terão uma indicação de quando uma transação estiver sendo feita com um outro método de fora da loja.

Comentários