Em cerimônia realizada no final da tarde da última terça-feira, 10, o departamento de Jornalismo da Assembleia Legislativa inaugurou um estúdio multimídia. Com o nome, que homenageia o piloto e radialista Pedro Carneiro Pereira (falecido em 1973), a estrutura foi desenhada para atender a produção de podcasts, videocasts, gravações de boletins para rádio e programas de TV. O espaço serve para abrigar a gravação e transmissão de todos os conteúdos da rádio e TV Assembleia.
Ao falar em nome do familiar, Pedro Viana Pereira agradeceu a homenagem feita ao pai e o definiu como cidadão democrata, homem de família e apaixonado por automobilismo. Ainda, ele relatou manifestações de afeto e recordações que Carneiro tinha com do público sobre as narrações do pai em um tempo em que a emoção da voz levava ao ouvinte a cena hoje mostrada em imagens.
O presidente da Assembleia, deputado estadual Adolfo Brito (PP), agradeceu aos familiares do homenageado e recordou que Pedro Carneiro Pereira foi a sua principal inspiração na juventude para começar a atuar no rádio. ?Faço rádio até hoje no interior. Nesse veículo, eu fui técnico, repórter de campo e, atualmente, continuo à frente da locução?, contou.
Sobre as novas instalações, Brito agradeceu a parceria do ex-presidente da Assembleia, deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), que deu início ao projeto em 2023, dentro da concepção de gestão compartilhada da casa. O presidente destacou a relevância de a estrutura possibilitar aos parlamentares interlocução de qualidade entre as ações legislativas e as comunidades do interior do Rio Grande do Sul.
Após a solenidade, os jornalistas Antonio Czamanski e Victoria Urbani conduziram, a partir do estúdio, uma entrevista com Pedro Viana, que contou com a participação de Brito. Localizado ao lado do Salão Júlio de Castilhos, no primeiro andar do Palácio Farroupilha, o novo ambiente está em funcionamento desde abril deste ano.