Atlas da Notícia aponta mais de 400 veículos de jornalismo local no RS

Levantamento ainda mostra o avanço do digital nos chamados 'desertos de notícias'

Levantamento é inspirado no 'America's Growing News Deserts', da Columbia Journalism Review.

A quarta edição do Atlas da Notícia está no ar. O estudo, considerado um dos principais sobre jornalismo local, localizou mais de 410 veículos do tipo no Rio Grande do Sul. O levantamento é promovido pelo Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Intercom e escolas de jornalismo, com financiamento do Facebook Journalism Project.

O presidente do Projor, Francisco Belda, explica: "O Atlas da Notícia é uma espécie de censo da imprensa local brasileira". Ele ainda detalha: "Além do mapeamento geográfico, a pesquisa gera também dados importantes como o tipo de conteúdo publicado e o fechamento de veículos. São informações essenciais para iniciativas focadas no aprimoramento do jornalismo local brasileiro."

Os pesquisadores coletaram dados de 13.092 veículos jornalísticos em atividade no País, incluindo na Capital e outras cidades gaúchas. As informações podem ser acessadas por meio da aplicação do filtro regional no site do Atlas, e trazem detalhes como número de funcionários do veículo, localidade, segmento de mídia, periodicidade, redes sociais e rol de atuação. 

Coletiva.net está entre as 37 empresas de Comunicação local de Porto Alegre, apontadas pelo Atlas da Notícia 2020. Os outros 373 estão distribuídos pela Região Metropolitana e interior do Estado. Os dados do Rio Grande do Sul foram coletados de bancos do próprio Atlas, da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori-RS), da Central de Diários, da Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC).

Desertos de notícias

O estudo ainda traz o alarmante dado de que aproximadamente 34 milhões de brasileiros não têm acesso a qualquer informação jornalística sobre o lugar onde vivem. No País, 3.280 municípios são considerados 'desertos de notícias'. No entanto, o cenário é considerado positivo, pois houve aumento de 10,6% na base de veículos jornalísticos, com o fortalecimento de veículos digitais, mas permanece o alerta devido ao fechamento de jornais que pode sinalizar "a piora da crise do meio".

O registro de novos meios digitais levou à redução do número de 'desertos' em cerca de 5,9% em relação à terceira edição da pesquisa. Entraram na lista de 'quase deserto de notícias' 113 municípios que contam com apenas um ou dois veículos de comunicação local. Segundo o levantamento, 1.187 municípios brasileiros se enquadram nessa condição e são habitados por 28,9 milhões de brasileiros. 

Tocantins e Rio Grande do Norte têm a maior incidência de 'desertos da notícia'. Apenas dois em cada dez municípios contam com algum meio de comunicação com produção de notícias locais. Na versão 2020, o mapa contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações, como 22 escolas de jornalismo. O Atlas se inspira no projeto 'America's Growing News Deserts', da Columbia Journalism Review. 

Comentários