O portal Berlinda aposta em lives e matérias para a cobertura das enchentes em São Leopoldo. Os sócios-diretores Juliano Palinha e Sônia Bettinelli comandam o trabalho sozinhos e, em conversa com a reportagem de Coletiva.net, explicaram como tem sido a organização.
Juliano contou que teve a casa atingida pelas enchentes e que precisou se refugiar com familiares. Ele ficou responsável por fazer as lives na rua, conversar com as pessoas para entender o que está acontecendo e o que elas precisam, depois enviar imagens para Sônia, que acompanha as entrevistas e as transforma em matérias para o site do veículo. A jornalista também teve a residência atingida pela enchente e precisou se abrigar com a família.
Conforme Juliano, o portal vem recebendo mensagens de agradecimento, pois as lives ajudaram a resgatar pessoas. ?Legal é ouvir algo tipo 'a transmissão de hoje às 5h fez surgir barcos e pessoas de todos os lados para ajudar nos resgates'?, disse. Além disso, o comunicador também recebeu agradecimento pela cobertura, por ter deixado o público informado com atualizações sobre o cenário em São Leopoldo.
Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.