Biografias, crônicas e estudos: comunicadores lançam obras na Feira do Livro de POA

Evento, que se iniciou na última sexta-feira, 31 de outubro, é palco de divulgação para produções literárias de diferentes nomes da Comunicação

03/11/2025 17:00
Biografias, crônicas e estudos: comunicadores lançam obras na Feira do Livro de POA /Créditos: Guilherme Santos/Sul21

Na última sexta-feira, 31 de outubro, foi dada a largada à 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento, que se estenderá até 16 de novembro, é tradicionalmente reconhecido por ser palco de diversas atividades culturais e, claro, de lançamentos de livros. Com obras que transitam entre a reportagem, a memória e a reflexão sobre a própria prática, diversos comunicadores gaúchos estão entre os autores que trazem novas publicações para esta edição. 

Um deles é Luan Pires, escritor, curador e apresentador do podcast 'Multivozes', de Coletiva.net. Batizado de 'Colapsos Coloridos', o livro é publicado pela editora Metamorfose e traz, de forma crítica e humorada, as experiências do autor como pessoa neurodivergente, com diagnóstico de TDAH, e que assume abertamente a vivência como homem gay. Dividida em oito contos, a obra percorre o espectro do arco-íris para compor um mosaico de subjetividades. Embora não tenha sessão de autógrafos, o livro pode ser adquirido na banca 10.

Por sua vez, as produções que terão evento de lançamento e sessão de autógrafos entre segunda, 3, e quinta-feira, 6, estão reunidas abaixo. Confira a agenda:

Segunda-feira, 3 de novembro:

Às 19h, o jornalista Paulo César Teixeira, lançará a segunda edição da biografia 'Nega Lu - uma dama de barba malfeita', pela editora Libretos. A nova versão coincide com os 10 anos da estreia do livro e marca os 20 anos da morte da Nega Lu, figura da cultura de Porto Alegre, lembrada como símbolo de liberdade e resistência por quebrar estereótipos de raça e gênero durante a Ditadura Militar. Além da alteração da capa, foram feitas mudanças relativas a termos ou expressões que, uma década atrás, soavam como naturais ou consensuais e, hoje, podem dar brecha a preconceitos. A obra também contou com trabalho da Press Revisão.

Terça-feira, 4 de novembro:

Às 19h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho, será publicado o livro 'E tudo começou com uma reportagem: entre um Museu da Imprensa e um Museu da Imagem e Som, nasce um Museu de Comunicação (1973-1975)', de Ana Letícia de Alencastro Vignol. A obra é fruto da dissertação homônima defendida pela autora em 2024 e aborda a fundação do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Musecom) nos anos 1970 sob o contexto da ditadura militar.

Quarta-feira, 5 de novembro:

Às 15h30, o Auditório Erico Verissimo, do Clube do Comércio, receberá um encontro com os autores de 'Caminho das Águas, uma viagem de bicicleta pela costa oeste da Lagoa dos Patos, após a enchente de 2024'. Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores produziram um diário ilustrado sobre os oito dias de viagem de bicicleta que fizeram pela costa oeste da Lagoa dos Patos, de Porto Alegre até chegar a Rio Grande. Seguindo o caminho das águas em direção ao mar, no período imediatamente pós-enchente no Rio Grande do Sul, os dois viajantes registram o impacto na população na busca da elaboração de um trauma coletivo. Haverá sessão às 17h na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho. A edição é da Libretos.

Pela mesma editora, às 17h, acontecerá o lançamento de 'A divina quimera', livro póstumo do escritor, tradutor e jornalista gaúcho Eduardo Guimaraens. O evento será na Sala Vitrine de Lançamento, do Clube do Comércio, onde haverá um debate com Maria Etelvina Guimaraens, neta do autor, e Silvio Bento, diretor do Instituto Estadual do Livro (IEL). A obra é uma edição em fac-símile - reprodução fiel e exata de um documento original - dos poemas de Eduardo Guimaraens datados de 1916.

Às 17h30 acontecerá o lançamento de 'Dyonelio Machado - O alienista do Cati com tinta de jornal nos dedos' na Sala dos Jacarandás, no Clube do Comércio. A obra, escrita pelo jornalista José Weis e publicada pela Carta Editora, revela como o Jornalismo e os jornais impressos influenciaram as obras do romancista gaúcho Dyonelio Machado. A sessão de autógrafos será às 18h, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho. O livro também passou pelo olhar da Press Revisão.

No mesmo local, às 18h também será a sessão de autógrafos de 'Suárez, tricolor', de Lucas Uebel, pela editora Capítulo 1. O livro documenta por meio de fotografias a passagem do jogador Luis Suárez pelo Grêmio em 2023. As imagens são assinadas por Lucas, que é o fotógrafo oficial do clube. Com 161 páginas e revisada pela Press, a obra registra a chegada e a despedida do jogador, os momentos marcantes e a relação com a torcida.

Quinta-feira, 6 de novembro:

Às 16h, FêCris Vasconcellos estará autografando o livro 'As crises do jornalismo - Entre a notícia e o algoritmo', publicado pela editora Gog, na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho. A obra propõe um olhar crítico e investigativo sobre os sentidos e as práticas dessa atividade em transformação. A partir de entrevistas e observação, a autora aborda o que está em jogo quando o Jornalismo perde a centralidade como mediador simbólico e referência de credibilidade.

Mais tarde, às 17h, Martha Becker autografará 'Crise não marca hora: como construir e gerenciar imagem e reputação' na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho. Na obra, editada pela Vitrola, ela aborda temas como relacionamento com a imprensa, gestão de conflitos e prevenção de crises empresariais, apresentando exemplos reais que ilustram como atitudes estratégicas e valores consistentes podem impulsionar sua trajetória.

Às 18h, acontecerá sessão de autógrafos com o jornalista Flávio Dutra, autor de 'Kamadutra, A garota do supermercado e outras histórias bobas', publicado pela Farol3 Editores. O evento será na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho. O livro é uma coletânea de crônicas maliciosas e outras histórias, com o título sendo uma brincadeira com o sobrenome do autor e o Kama Sutra.

No mesmo horário, José Antônio Moraes de Oliveira realizará o lançamento de 'Um rio portas adentro', pela editora Y Edições. Segundo livro do jornalista e publicitário, a obra busca propor um mergulho na memória de Porto Alegre e sua relação com o Guaíba. Com prefácio assinado por José Fogaça, o título terá sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho, com presença da ilustradora Jaqueline Lemos.