Casal de jornalistas cumpre objetivo de conhecer todos os estados do Brasil

Aventura, que durou 707 dias, foi protagonizada pelos gaúchos Carina Furlanetto e João Paulo Mileski

A última cidade visitada pelo casal foi Brasília - Divulgação/Crônicas na Bagagem

A bordo de um carro, o casal de jornalistas gaúchos Carina Furlanetto e João Paulo Mileski cumpriu o objetivo de conhecer todos os estados do Brasil. A aventura durou 707 dias e mais de 64 mil quilômetros rodados. O diário de bordo da jornada foi documentado na página de Facebook do projeto 'Crônicas na Bagagem'.

A missão dos gaúchos foi cumprida, oficialmente, neste domingo, 9, quando chegaram em Brasília. "Foi simbólico encerrarmos aqui, na capital federal, após rodarmos pelo mais profundo do nosso País. Nos emocionamos muito ao chegar porque dedicamos quase dois anos das nossas vidas a essa viagem", conta João. A jornada, no entanto, ainda não chegou ao fim, uma vez que precisam retornar para casa, que fica em Bento Gonçalves.

O veículo utilizado, um Renault Sandero 1.0, também serviu de lar para a dupla, que improvisou uma cama no lugar onde ficavam os bancos traseiros que foram retirados. Além disso, instalaram uma bateria extra para que pudessem preparar as refeições em uma panela elétrica. Carina e João fizeram de quintal os postos de combustíveis, praças, praias e estacionamentos, já que foram nesses lugares que passavam as noites. "Essa foi a forma que encontramos para tornar possível uma viagem de tão longo prazo. Fizemos do carro nossa casa e, ao longo do tempo, ao perceber que podemos viver com bem menos do que tínhamos, nos adaptamos bem a isso", revela Carina.

O casal já havia realizado uma viagem parecida entre 2019 e 2020, quando rodaram por 10 países da América do Sul a bordo do mesmo Sandero, que na época não tinha adaptações. "Apenas baixávamos os bancos e dormíamos ali mesmo, como se fosse um ônibus leito", conta João. A viagem lá fora se transformou no livro 'Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada - uma jornada de desprendimento pela América do Sul'. Agora, ao terminarem a missão pelo País, eles pretendem escrever uma nova obra detalhando o que foi encontrado pelas estradas brasileiras. 

Comentários